Cidadeverde.com

Jovem de Picos luta por medicamento após transplante de medula óssea

Imprimir

Por Edielson Mota

A vida da jovem picoense de apenas 20 anos nunca mais foi a mesma desde maio de 2021, quando foi diagnosticada com leucemia mieloide aguda. Uma longa jornada em busca da cura começou, com altos e baixos, enquanto ela lutava contra a doença. Após meses de tratamento e quimioterapia sem resultados eficazes, a esperança surgiu quando uma compatibilidade de 100% para um transplante de medula óssea foi encontrada em sua irmã mais velha. O procedimento foi realizado, mas meses depois, sinais de complicações surgiram.

A jovem foi diagnosticada com GVHD, uma doença do enxerto contra o hospedeiro, em que o corpo rejeita a medula transplantada, causando graves complicações, afetando a boca, fígado e esôfago. O estreitamento do esôfago tornou impossível se alimentar, e uma nova batalha se iniciou para encontrar uma solução. A família de Isa entrou na justiça há três meses, em julho, em busca do medicamento rituximabe pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Esse medicamento, usado no tratamento de artrite reumatoide e linfoma, é fundamental no combate aos sintomas da GVHD que a Isa desenvolveu após o transplante.

O pedido foi negado pelo estado, deixando a família correndo contra o tempo, pois o custo do medicamento gira em torno de R$ 16.000. Em outubro, Isa iniciou uma vaquinha online para arrecadar fundos e obter a medicação necessária. Isa enfatiza a importância de conseguir essa medicação não apenas para ela, mas também para outras pessoas que enfrentam situações semelhantes. A família de Isa está desesperadamente em busca de apoio para salvar a vida da jovem. A equipe do jornal de Picos procurou a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí para obter informações sobre a disponibilidade da medicação. A família de Isa e a Defensoria Pública do estado do Piauí também estão trabalhando juntas para obter o medicamento necessário.

A história de Isa destaca a luta de muitos pacientes que, após uma grande vitória como um transplante de medula óssea, ainda enfrentam obstáculos na busca por uma recuperação completa. Sua família e a comunidade estão unindo esforços para garantir que ela receba o tratamento necessário para superar essa nova batalha em sua vida. 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais