Cidadeverde.com

UESPI recebe diplomatas americanos para inauguração do escritório EducationUSA

Imprimir

Foto: Ascom

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) inaugurou o escritório do programa "EducationUSA” no Centro de Ciências da Saúde (CCS), com a missão de facilitar o acesso a informações precisas, abrangentes e atualizadas sobre oportunidades de estudo no ensino superior nos Estados Unidos. Na oportunidade, estiveram presentes a Cônsul Geral May Baptista, o Cônsul de Cultura, Jeffrey T. Lodermeier e Rita Moriconi, da Regional Educational Advising Coordinator (REAC) do EducationUSA, além da Administração Superior da UESPI.

May Baptista, Cônsul Geral dos Estados Unidos no Recife, conta que essa foi sua primeira visita em Teresina, destacando o evento como especial, e que lançar o primeiro centro no Piauí vai fortalecer os laços entre as instituições. 

"A internacionalização é fundamental para garantir oportunidades de qualidade para jovens no ensino técnico e superior. O EducationUSA tem a missão de promover parcerias entre os Estados Unidos com universidades brasileiras. Esse é o 7º escritório inaugurado em universidades do nordeste e meus parabéns sinceros para a Universidade Estadual do Piauí, por fazer parte dessa rede".

Foto: Ascom

Para o Reitor, Prof. Dr. Evandro Alberto, a inauguração representa bastante, pois os piauienses terão agora uma grande janela de oportunidades, o que facilita a parceria e promove um trabalho em conjunto com a Coordenação de Relações Internacionais e com o escritório.

"Agora é buscar fazer esses talentos e fazer essa ação que será uma grande porta de entrada para as instituições dos Estados Unidos e também para as universidades. Nós estávamos conversando que essa pode ser uma boa imersão  e oportunidade para aquilo que o Piauí se propõe, como por exemplo na matriz de energia renovável e na transformação digital".

O Education USA possui mais de 400 escritórios espalhados em todo o mundo viabilizando a troca de conhecimentos, além de englobar aspectos culturais e sociais, como também projetos e programas. O Brasil é o oitavo país do mundo a enviar estudantes para os estados unidos da américa. E de acordo com o relatório Open Doors 2021 do Institute Of International Education (IIE), cerca de 14.000 estudantes brasileiros realizam o intercambio nos EUA.

O programa oferece serviços como mentoria individual personalizada, mentoria em grupo, tradução de documentos, revisão de ensaios, palestras, feiras EducationsUSA, visitas a escolas e wokshops. O Cônsul de Cultura, Jeffrey T. Lodermeier afirma que já foram oferecidas parcerias em diversas áreas, incluindo muitos professores de inglês que estão participando de um programa de aprimoramento do ensino de inglês no estado, que tem uma forte tradição nessa área.

"Também estamos apoiando programas de direitos humanos em comunidades quilombolas próximas da capital. Os laços que temos aqui são fortes, e esse escritório promete fortalecê-los ainda mais".

 

Fonte: Ascom - UESPI 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais