Cidadeverde.com

PRF apreende carga de madeira extraída ilegalmente da Amazônia

Imprimir

Foto: divulgação PRF-PI

Por Graciane Araújo

A Polícia Rodoviária Federal (PRF-PI) apreendeu mais de 150 m³ de madeira extraída ilegalmente de florestas nativas da Amazônia Legal e transportada ilegalmente pelas rodovias federais que cortam o Piauí. Os flagrantes ocorreram durante operação em trechos da BR-316, nas cidades de Teresina, Alegrete do Piauí e Picos. 

"As equipes foram estrategicamente posicionadas em trechos considerados propícios para o escoamento de crimes deste tipo. Como parte dos procedimentos, as notas fiscais e os documentos de origem florestal - registros obrigatórios para este tipo de transporte- são minuciosamente verificados. Simultaneamente, outros aspectos, como as condições do veículo transportador e do condutor, também integraram a metodologia das fiscalizações", informou a PRF-PI. 

Duas apreensões foram registradas em Picos, onde a PRF constatou a presença de madeira nativa serrada no carregamento do veículo. Os caminhões abordados eram da mesma empresa. Em um deles, a carga foi embarcada no município de Ipixuna, no Pará, e seria entregue na Bahia

"A equipe solicitou ao condutor os documentos necessários para a validação do transporte. Mediante análise da documentação e medição da carga, foi constatada, de fato, a veracidade das informações inseridas nos registros. Contudo, ao retiraram a lona do veículo, os policiais observaram que grande parte do carregamento era composto por espécies ausentes na documentação apresentada", informou a PRF-PI. 

Transportar, adquirir, vender, madeira, lenha, carvão sem licença válida é crime ambiental. 

Os demais flagrantes, também pelo mesmo crime, foram registrados em Teresina e Alegrete do Piauí.

Os condutores assinaram um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e se comprometeram a comparecer em juízo quando convocados. A madeira foi apreendida e, posteriormente, e estará à disposição dos órgãos ambientais competentes.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais