Cidadeverde.com

Polêmica envolvendo o feriado do comerciário em Picos gera dúvidas e disputas

Imprimir



Por Edielson Mota

O feriado do Dia do Comerciário, marcado para a próxima segunda-feira, 30 de outubro, tem sido motivo de controvérsias e dúvidas entre os moradores de Picos. As discussões sobre a celebração deste feriado ganharam destaque, principalmente nas redes sociais e grupos de WhatsApp, gerando incerteza quanto a quem terá direito a essa folga e se o feriado será efetivamente observado.
Embora em todo o país o Dia do Comerciário seja comemorado em 16 de outubro, em Picos a data foi transferida para 30 de outubro através de uma convenção coletiva de trabalho assinada este ano. Essa decisão implica que o comércio do município deve fechar as portas na próxima segunda-feira, (30), a fim de cumprir o acordo e evitar possíveis denúncias e sanções.

Contudo, a homologação dessa data foi alvo de críticas por parte da direção regional do sindicato dos bancários, cujas lotéricas estão vinculadas ao setor comercial. Segundo Fábio Neiva, presidente do sindicato dos bancários, há 17 anos o feriado na cidade era celebrado na segunda-feira de Carnaval, mas o sindicato patronal dos comerciantes de Picos negou esse direito aos comerciários. Em resposta, o sindicato dos comerciários entrou com uma ação, que resultou no recurso do Tribunal Regional do Trabalho, estabelecendo a data em 30 de outubro.

A questão foi debatida em uma reunião entre representantes da categoria e do sindicato, e ficou decidido que as empresas que desejarem trocar a data pelo feriado de Carnaval deverão firmar um acordo individual junto ao sindicato dos comerciários. Conforme explicou Fábio Neiva, 


"Parece que, fazendo um acordo de cavalheiros com o sindicato dos comerciários, o comércio poderá abrir na segunda-feira, mas aqueles que não fizerem esse acordo estarão sujeitos a denúncias e sanções legais."

A situação continua gerando debates e incertezas na comunidade, enquanto se aguarda o feriado do Dia do Comerciário, programado para a próxima segunda-feira, 30 de outubro.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais