Cidadeverde.com

Ônibus cadastrados em Timon começam a circular; clandestinos serão fiscalizados

Imprimir

Foto: Renato Andrade/ Cidadeverde.com

Matéria atualizada às 11h50

Por Yala Sena

O Consórcio Intermunicipal de Mobilidade Urbana (Cimu) de Timon vai montar uma força tarefa para barrar os veículos clandestinos que atuam durante a suspensão dos serviços da empresa Timon City. Cerca de 24 ônibus, vans e micro ônibus foram cadastrados para circular de Timon a Teresina. Estudantes fizeram manifestação na manhã de hoje para aumentar a frota e denunciaram que os veículos cadastrados não estão respeitando a meia passagem. 

Desde quinta-feira (26), a empresa Timon City, que opera o transporte coletivo intermunicipal da cidade de Timon, anunciou que vai encerrar as atividades na cidade, devido a problemas financeiros. 

Na manhã de hoje, a direção do Cimu, representantes da Guarda Municipal e do Departamento Municipal de Trânsito se reuniram para traçar estratégias para coibir a atuação de veículos clandestinos. 

“Estamos reunidos para podermos planejar e efetivar a fiscalização dos transportes clandestinos para que a gente possa coibir e gerar uma viabilidade maior para o sistema que está cadastrado pelo Cimu”, disse o diretor do Cimu, João Batista. 

O diretor do consórcio disse que a prefeitura fará um chamamento público para escolher uma nova empresa para gerenciar o transporte público.

“O edital para nova licitação já enviamos os estudos para Brasília está em fase de avaliação para que eles possam autorizar a licitação, só que não vamos esperar, vamos fazer um chamamento público que é um processo mais simplificado e rápido de licitação para escolher uma empresa que venha operar no sistema. Serão todas as linhas colocadas no chamamento público”. 

Fotos: Márcio Sales

Matéria atualizada

O transporte público entre Teresina-PI e Timon-MA passa por mudanças, com o fim das atividades da empresa Timon City. Nesta segunda-feira (30), ônibus e micro-ônibus cadastrados pelo Consórcio Intermunicipal de Mobilidade Urbana (Cimu) começam a operar, de forma emergencial, entre as duas cidades. 

"Ao todo, tivemos 50 veículos cadastrados. Desses, 24 estão prontos para rodar na segunda-feira e os demais à disposição para qualquer eventualidade ou necessidade de substituição. A informação, que tenho oficialmente do empresário, é que a Timon City não roda mais a partir de segunda. Assim, o sistema emergencial vai entrar em operação na segunda. A população pode esperar uma melhoria porque a quantidade de veículos disponibilizada é maior do que a que estava em circulação", explica João Batista, diretor do Cimu.

A expectativa é que o tempo de espera no ponto de ônibus seja em média de 30 minutos. A frota estará em circulação das 6h às 20h. 

Os veículos foram vistoriados e vão operar somente com a tarifa cheia de R$ 5, uma vez que a meia-passagem só é garantida com sistema de bilhetagem eletrônica. As gratuidades previstas em lei, como, por exemplo, para idosos com a devida comprovação, devem ser respeitadas. 

O diretor do Cimu reforça que os ônibus cadastrados serão identificados por meio de um adesivo e diz que haverá fiscalização para evitar o transporte irregular de passageiros. 

"Os ônibus cadastrados vão estar com um adesivo de identificação com o nome do Cimu e o brasão do município de Timon. Vamos acompanhar a execução das ordens de serviço e uma fiscalização mais dura para coibir o transporte irregular de passageiros", enfatiza Batista. 

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais