Cidadeverde.com

Veja as dicas de quem se deu bem no Enem

Imprimir


Por Edielson Mota

Com menos de uma semana para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, nossa equipe de reportagem teve a oportunidade de conversar com alunos que já percorreram esse caminho e hoje ocupam um lugar nas universidades. Passar no Enem nunca é uma tarefa fácil, mas com a devida preparação, é possível alcançar o sucesso nessa jornada, como provam os relatos de Vitória e Gustavo. Ambos já superaram essa etapa desafiadora e agora realizam seus sonhos universitários.


A estudante do 7º período do curso de jornalismo da Universidade Estadual do Piauí – UESPI, Vitória Saldanha, compartilhou sua trajetória, ressaltando que, embora tenha estudado em uma escola particular, a preparação para o Enem foi uma tarefa focada. Ela se preparou tanto em relação ao conteúdo quanto ao formato da prova. A universitária destacou a importância de escolher um curso que realmente goste, pois isso faz toda a diferença na jornada universitária. Por outro lado, o estudante Gustavo Araújo enfrentou obstáculos diferentes. Ele está no 5º período do curso de Direito, uma conquista que o levou longe de sua cidade natal, Caldeirão Grande do Piauí, até Picos. Uma das maiores dificuldades para ele é a distância da família, mas sua determinação e paixão pelo curso o mantêm firme em sua jornada acadêmica. A transição do ensino médio para a universidade pode ser desafiadora, como explicou a jornalista e professora universitária, Lana Krisna. 



“A cultura escolar no ensino médio é muito diferente da cultura acadêmica da universidade. No entanto, existem diversas ações e recursos disponíveis para auxiliar os alunos nessa transição, incluindo programas de bolsas e informações sobre o funcionamento da instituição.”

Para os futuros candidatos ao Enem, a dica é se preparar com tranquilidade, fazer simulados e entender o formato das questões. O exame requer paciência e interpretação, e a preparação é fundamental para obter bons resultados. As histórias de Vitória e Gustavo são exemplos de superação e dedicação, provando que, com esforço e paixão pelo que se faz, é possível alcançar o sucesso acadêmico. Cada estudante trilhou um caminho único, enfrentando desafios e descobrindo novas perspectivas na jornada universitária.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais