Cidadeverde.com

Rebaixamento da João XXIII deve ser concluído em julho e entrada do Dirceu terá viaduto, destaca superintendente do DNIT

Imprimir

Fotos: Márcio Sales/Cidadeverde.com 

Por Rebeca Lima 

A obra de rebaixamento da Avenida João XXIII deve ser concluída em julho de 2024, segundo o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Ribamar Bastos. Em entrevista ao "Acorda Piauí", da Rádio Cidade Verde, o superintendente informou que a sustentação das pistas laterais está quase 90% concluída.

“Nós estamos hoje com cerca de 90% das estacas que dão sustentação às pistas laterais já concretadas, que é o grosso da obra, e a obra está andando bem dentro do cronograma e a nossa expectativa é concluir em julho de 2024. O DNIT fez um planejamento prévio para executar essa obra, antes de iniciar a obra, o DNIT procedeu ao alargamento da Avenida João XXIII dos dois lados, criando mais uma faixa de tráfego para que durante toda a execução da obra, permitisse ali naquele ponto, duas faixas de tráfego livres para os usuários, para que o trânsito fluísse bem”, informou.

De acordo com Ribamar Bastos, a obra vai facilitar o tráfego na região, que vem aumentando com os empreendimentos realizados na região, permitindo que não haja conflito no trânsito do local.

“Nós temos na João XXIII duas faixas de tráfego de cada lado e um acostamento. Quem vai de Teresina para Altos passa por baixo na Zequinha Freire e quem vem de Altos para Teresina, que é o grosso do tráfego, também passa por baixo da Zequinha Freire. Teremos quatro pistas laterais, por exemplo, quem está na João XXIII e quer ir para o Dirceu, não mergulha no rebaixamento, pega a pista lateral e dobra à direita sem nenhum problema. E quem está no Dirceu e quer vir para a João XXIII, vai por cima, tem uma rotatória em cima, pega essa rotatória, a pista lateral e lá na frente entra na João XXIII sem nenhum conflito de tráfego nesse ponto”, explicou.

Além disso, o superintendente do DNIT destacou outros serviços de mobilidade urbana que devem ser licitados, como a construção de um viaduto na entrada do bairro Dirceu, zona Sudeste da capital.

“O DNIT está projetando um conjunto de obras que visa melhorar a mobilidade urbana de Teresina. Por exemplo, a duplicação Altos a Teresina já está saindo do papel e logo o DNIT vai licitar essa obra. Ela foi incluída no novo PAC juntamente com o rebaixamento da João XXIII. Nós temos também a duplicação da BR-343 no perímetro urbano de Teresina, que vai da Ladeira do Uruguai até a Miguel Rosa. Temos todo o projeto deste trecho de 7,6 km, projeto aprovado e o licenciamento ambiental já obtido junto à Semarh, e vamos licitar agora a duplicação, que dividimos em três lotes para facilitar a captação dos recursos. Da Ladeira do Uruguai até a ponte sobre o Rio Poti, próximo ao Tancredo Neves, vamos licitar essa duplicação com a construção de um viaduto nos moldes do Viaduto do Mercado do Peixe na entrada da Ponte Anselmo Dias, na entrada do Dirceu”, acrescentou Ribamar Bastos.

Já sobre as obras no Piauí, Ribamar destacou os serviços que inclusive entraram no Novo PAC do governo federal e a solicitação de 30 redutores de velocidade que irão ser implementados em algumas cidades piauienses.

“A duplicação de Demerval Lobão a Monsenhor Gil entrou no novo PAC e nós estaremos lançando a licitação. Estamos com o projeto pronto, o alargamento da BR-135, de Redenção do Gurguéia a Gilbués, a implantação da BR-235, entre Caracol, Guaribas, e a construção da ponte sobre o Rio Parnaíba na BR-330”, finalizou o superintendente.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais