Cidadeverde.com

Interpretação de texto e gêneros textuais: o que deve cair nas questões de Linguagens no Enem

Imprimir

Foto: Márcio Sales/ Cidadeverde.com

Interpretação de texto e gêneros textuais. Esses são dois temas que devem cair na prova de Linguagens do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O professor Tibério Secondes orienta que, nesta reta final, os alunos devem revisar os assuntos mediante a resolução de questões.

"Sobretudo, o que é artigo de opinião, reportagem, notícia, o fragmento de romance, a crônica, o conto. São gêneros que costumeiramente aparecem na prova e, portanto, quanto mais itens os alunos resolverem, acerca desses gêneros, conhecendo o layout, nível de registro linguístico, canal ou contexto de circulação do gênero, função social, os principais autores ou correntes literárias ao qual esses autores estão vinculados, a finalidade, o destinatário. Tudo isso é útil", alerta o professor. 

Ele enfatiza que a prova de Linguagens do Enem privilegia a interpretação textual de maneira abrangente.

"É preciso que o aluno compreenda, por exemplo, o layout do texto, como fator relevante; a função social do texto, como fator relevante; a intencionalidade por detrás da produção de um texto; o público-alvo. Todos esses fatores são absolutamente cobrados na prova. É muito comum que o examinador dê um texto e peça para você identificar, com base no propósito comunicativo e na função social do texto, a que gênero aquele texto contempla ou pertence", frisa. 

Foto: Márcio Sales/ Cidadeverde.com

Já o professor Wallison Veras listou assuntos de História que também devem cair no primeiro dia de Enem, neste domingo (05), nas questões de Ciências Humanas. 

- Idade Contemporânea (Revolução Francesa até os dias atuais)

- Guerras mundiais, atualidades, conflitos, crises internacionais

- Revoluções na transição da Idade Moderna ao Mundo Contemporâneo

- Idade Média (Baixa Idade Média: processos de transformações, comércio, cidades, Renascimento, mudança de mentalidade)

- Constituição de 1988

 

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais