Cidadeverde.com

Lula visita Inep para acompanhar monitoramento do Enem

Imprimir


Fotos: Luís Fortes/MEC

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e a primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva, visitaram a sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC) responsável pela aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na manhã deste domingo, 5 de novembro. Lula visitou a Sala de Situação do Inep, local onde é feito o monitoramento de todas as etapas do exame, na companhia do Ministro de Estado de Educação, Camilo Santana. O ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, e o presidente do Inep, Manuel Palacios, também acompanharam a visita.

Os painéis de monitoramento dão informações em tempo real aos organizadores do exame. Mostram, por exemplo, quantos participantes acessaram o Cartão de Confirmação de Inscrição, a distribuição dos malotes nos locais de prova e as intercorrências durante a aplicação. Lula e Camilo Santana também se reuniram com um grupo de servidores e colaboradores diretamente envolvidos na elaboração da prova e na logística do Enem. Ao final da visita, falaram à imprensa.

Lula destacou o crescimento no número de inscrições, após anos de queda. Para o Presidente, isso é uma demonstração do apetite dos jovens brasileiros em voltarem a estudar. “Hoje é um dia histórico. É o primeiro Enem desde que retornamos à Presidência do Brasil. Eu espero que cada vez mais jovens e adultos se inscrevam para fazer esse exame”, afirmou Lula, que celebrou o fato de mulheres, pretos e pardos serem maioria entre os inscritos. “Eu estou muito feliz, porque 63% dos 3,9 milhões são mulheres. Uma boa notícia saber que as mulheres estão batendo recorde atrás de recorde, na tentativa de se formarem, de se transformarem em mulheres independentes com uma profissão. Isso é muito bom para que a gente possa pensar nesse país mais democrático e igualitário”, disse.

Camilo Santana fez um balanço dos momentos iniciais do exame, destacando o fato de todos os malotes terem sido entregues até 11h nos 10 mil locais de prova. Para toda a logística de interiorização e distribuição das provas, foram mobilizadas mais de 6 mil pessoas e 5 mil veículos, e organizados 19 voos em mais de 8 mil rotas para percorrer cerca de 300 mil km. “Vamos iniciar as provas sem nenhuma intercorrência. As escolas que ontem tinham problema de falta de energia já tiveram a questão sanada, com apoio do Ministério de Minas e Energia”, anunciou. O Ministro também chamou atenção para duas novidades do Enem 2023, que garantem mais acessibilidade no exame: a prova com imagens coloridas, bem como cartão-resposta e folha de redação ampliados para deficientes visuais.

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.


Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC e Inep

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais