Cidadeverde.com

Candidata “sincerona” sobre a redação do Enem: “eu não sabia nem onde era que eu estava”

Imprimir

Por Roberto Araujo

Atualizada às 18h25

O tema da redação do Enem este ano pegou muita gente de surpresa. Foi o caso da Maria Alice Mesquita. Ela contou que esteve se preparando para uma vaga no curso de enfermagem, mas confessou que não se deu bem com o tema da redação.

“O tema da redação em si… eu não sabia nem onde era que eu estava. Eu li o tema, parei, pensei, e não veio nada. Eu li aqueles textos lá e pensei ‘o que eu vou botar nessa redação?’, porque meu professor vai me matar”, desabafou.

Fotos: Márcio Sales/Cidadeverde.com 

Veja também: 

Na tentativa pela terceira vez, candidata acredita que se deu bem na redação do Enem

A Ana Luísa de Sousa está tentando pela terceira vez uma vaga no curso de fisioterapia. Ela disse que esse ano se preparou sozinha e, a depender da prova de redação, acredita que vai conseguir.

“Foram os conteúdos que eu vi, eu estava estudando em casa. Muito bom o tema da redação, acho que consegui desenvolver bem, e acho que dessa vez eu vou conseguir o meu curso”, contou.

Candidatos do Enem começam a deixar os locais de prova e tema da redação divide opiniões 

 

Começaram a deixar os locais de prova neste primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) os candidatos do exame.

Na Universidade Estadual do Piauí (UESPI), os candidatos que fizeram a prova tiveram opiniões distintas sobre o tema da redação.

Para Cryslane Escórcio, que está no terceiro ano do ensino médio no CETI Didacio Silva e pretende fazer o curso de psicologia, ela tinha uma boa noção do tema da redação e acha que se saiu bem.

 

“Eu estava muito nervosa antes de entrar, mas agora estou tranquila. O tema da redação estava excelente. A primeira coisa que fiz foi abrir a redação, e quando vi que era relacionado à mulher, abordando os desafios, a valorização e o trabalho da mulher, achei excelente, porque sou uma mulher. Então, é um tema que já tinha praticado antes, então fiquei bem tranquila”, disse.

 

Já Valdecir Júnior que já está na universidade e está tentando mudar de curso, o tema assustou. Ele estuda filosofia na UFPI e pretende fazer engenharia de produção.

“Para mim, as questões objetivas foram boas, o que me pegou um pouco foi a redação. Não sei se consegui dissertar tão bem, porque foi um tema que saiu um pouco da minha realidade, acho que é um pouco mais complexo de se tratar”, disse.

Calor como desafio

Quem teve que fazer as provas em salas sem ar condicionado ou ventilador, o desafio foi maior. Foi o caso da Anália Martins, que fez a prova no campus da UESPI no Pirajá. Ela está na 2ª série do Ensino Médio e fez a prova como treineira.

“Eu achei cansativo, minha sala estava sem ar condicionado, não tinha um ventilador. Então foi aquele estresse todo, mas deu pra fazer”, disse.

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais