Cidadeverde.com

Sul do Piauí registra mais de 1300 raios em apenas 13 minutos; episódio pode se repetir

Imprimir

Por Marina Sérvio

Cerca de 1379 raios foram registrados em 13 minutos no sul do estado na noite do último domingo (05) segundo levantamento apontado pela Plataforma Starnet. O território mais atingido inclui localidades que ficam entre Uruçuí e Bom Jesus. Veja registro feito pelo fotógrafo Netto em Baixa Grande do Ribeiro. 

 

 

No mapa, acima, cada ponto corresponde a um período de tempo em que a carga elétrica tocou o solo. Assim, é possível ver que os raios aconteceram de forma simultânea a cada passagem de minuto.

A explicação para o episódio foi a presença de uma nuvem que estava projetada principalmente sobre Bom Jesus, Santa Filomena, Uruçuí e Canto do Buriti. 

“A imagem colorida, com cores quentes, na verdade foi a nuvem que estava estacionada ontem na faixa sul do estado do Piauí. Essa formação é que deu origem a chuvas, chuvas mais volumosas e a concentração das descargas elétricas” explica o climatologista Werton Costa.

Calor pode gerar raios 

E ainda segundo o especialista, as altas temperaturas registradas no Piauí estão diretamente relacionadas ao episódio.

“Essas nossas nuvens estão relacionadas a um excesso de calor, ou seja, são um fenômeno termodinâmico. Termo, calor, dinâmico, movimento. Então, como você tem muitas nuvens formadas por excesso de calor, você tem um movimento muito grande no interior dessas nuvens, que a gente chama de instabilidade, e isso gera as cargas elétricas” descreve Werton.

E o Instituto Nacional de Meteorologia já emitiu um novo alerta para a mesma região, o levantamento aponto mais chuva e possibilidade de novos episódios com descargas elétricas.

Leia Também: 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais