Cidadeverde.com

Professores de química e física dão dicas para provas de Ciências da Natureza do Enem

Imprimir

Faltando seis dias para a segunda etapa da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), professores de química e física dão dicas sobre assuntos que os candidatos não podem deixar de revisar nesta reta final. A prova do próximo domingo (12) vai abordar Ciências da Natureza e Matemática.

O professor Wendell Marques, de Física, elencou assuntos que costumam cair no Exame e devem ser revisados pelos estudantes nesta reta final. "É importante direcionar essa última semana para aqueles assuntos pontuais. Não vá desperdiçar tempo, vá trabalhar aquele assunto onde você sabe que tem recorrência", orientou.

Assuntos como Movimento Circular Uniforme, Leis de Newton, refração da luz e energia mecânica são apontados como temas recorrentes no Enem. "O Enem sempre cobra questões de energia, por conta das energias renováveis, que é um tema atual. Energia solar, eólica, hidrogênio verde, é bom estar atento da conversão porque pode aplicar varias situações através da abordagem da energia mecânica", disse.

Foto: Marina Sérvio / Cidadeverde.com

O professor também orientou que temas como calorimetria, resistores, potência elétricas e propriedade ondulatória são fundamentais para a revisão. "Fenômenos de interferência, difração, efeito Doppler (som), variação da frequência captada pelo observador, como por exemplo, a ambulância em movimento, a medida em que ela se aproxima, a frequência é maior, a medida que se afasta, vao diminuindo (...), são assuntos que recorrentemente caem no Enem", citou.

Já o professor Jankelson Fortes, de Química, lembra que boa parte dos temas são transversais, ou seja, passeiam pelas diversas disciplinas das ciências da natureza. "Tem assuntos que passeiam pela química, pela física, e também pela biololgia. É o caso da energia, a parte de eletrólise", disse.
Outra dica importante é saber priorizar as questões mais fáceis, para depois ir e busca das respostas das questões mais complexas. No caso da Química, o professor orienta priorizar as questões relativas a Química Orgânica.

"O aluno ele precisa ter a seu favor, pontos positivos, ele precisa gabaritar questões mais fáceis, trazer essas questões para ele, pra que ele vá ter uma tranquilidade no decorrer da prova, pra que ele vá buscar uma questão um pouco mais complexa, certo? Então, a química orgânica ela é um ponto de apoio pro aluno, por quê a química orgânica, primeiramente, ela não tem cálculo, ela está relacionada a saúde tá? Então por que que eu trouxe essas quatro funções que tem muitas outras funções: ácidos carboxílicos, álcool, os ésteres e as aminas", disse.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: enemprova