Cidadeverde.com

TRE cassa mandato de prefeito de Dom Expedito Lopes e oposição “comemora”; veja vídeo

Imprimir

Foto: Reprodução

Por Paula Monize

O prefeito de Dom Expedito Lopes, Valmir Barbosa de Araújo (Republicanos), teve o mandato político cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). A decisão unânime da Corte Eleitoral também recai sobre a vice-prefeita Evanil Conrado de Moura Lopes.

Valmir Barbosa foi julgado em segunda instância nesta segunda-feira (06) pelos crimes de captação ilícita de sufrágio (compra de votos) e abuso do poder político e econômico. Na denúncia, o prefeito teria comparecido a residência de Weliton Soares dos Anjos, na véspera das eleições de 2020, e proposto a compra de votos dele e da esposa pelo valor de R$ 2.000,00.

Weliton Soares gravou toda a suposta ação do prefeito que buscava a reeleição. O áudio de 35 minutos e 20 segundos foi encaminhado, na ocasião, ao Ministério Público Eleitoral que deu abertura a investigação.

O Cidadeverde.com/picos contactou a assessoria jurídica do prefeito de Dom Expedito Lopes e a advogada, Georgia Nunes, informou que Valmir Barbosa continuará no cargo público até a determinação de afastamento do TRE-PI e que recorrerá da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O prefeito de Dom Expedito Lopes, Valmir Barbosa, afirmou que “entende que perdeu a batalha, mas não perdeu a guerra”.

“Ontem, me senti pagando uma conta, que o TRE-PI nos cobrou, e que eu não a fiz. Ontem, de fato perdemos aquela batalha, mas não perdemos a guerra… A nossa luta em defesa da gestão  vai continuar. Me senti, naquela ocasião muito triste, com aquele resultado inesperado, proferido pelos julgadores do egrégio Tribunal Regional Eleitoral. É muito importante que todos saibam que meu amor por Dom Expedito Lopes não é de palavras, nem de língua, mas por obras e em verdade. Sei que preciso de um tempo pra organizar minhas ideias, planejar meu agir e executar o planejado seguindo os ensinamentos de Jesus”, disse o prefeito Valmir Barbosa.

A assessoria jurídica de acusação destacou que o resultado vai ao encontro das provas apresentadas nos autos e que a decisão foi justa.

Vídeo oposição comemora resultado

Após a divulgação do resultado, populares e lideranças políticas de Dom Expedito Lopes comemoraram a cassação do mandato. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram pessoas soltando fogos pelas ruas da cidade. Veja!

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais