Cidadeverde.com

Ministro desembarca em novo aeroporto para evento internacional

Imprimir
O governador Wellington Dias vai abrir nesta segunda-feira (29), às 11horas, em São Raimundo Nonato, o Congresso Internacional de Arqueologia e Arte Rupestre Global Rock Art. Ele será acompanhado do ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Machado Rezende, que representará o presidente Lula. Ele chega na manhã desta segunda e desembarca direto no novo aeroporto de São Raimundo Nonato.
 

O encontro, que se prolongará até o dia 3 de julho e deverá reunir mais de 800 especialistas em arqueologia e arte rupestre dos cinco continentes. 

A solenidade começa com a apresentação do Hino das Nações Unidas, seguido pelo Hino do Piauí  e apresentação do Coral de Vaqueiros de União. A primeira mesa redonda terá como tema “Arqueologia brasileira” e acontecerá às 14 horas, no auditório principal do congresso, montado ao lado da Fumdham.

Entre 16 e 19 horas serão realizadas as sessões “Os eixos não-cartesianos da pesquisa de arte rupestre”, com Mario Consens e Robert Bednarik;  “História da investigação em arte rupestre: origem e debates,  sob a coordenação de Guilhermo Munoz e Ângelo Fossati; “Documentação, levantamento  e promoção da arte rupestre”, com Milam Simões de Abreu e Ângelo Fossati; “Interpretando cenas de arte rupestre” , com Mavis Greer, John Greer mem Leslie Zubieta ; “A conservação da arte rupestre nos parques nacionais”, com Maria Conceição Soares Menezes  Lage e Lorena Ferraro; e “Qualidade e gestão de sítios de arte rupestre”, por Maurizio Quagliuolo, Rossano Lopes Bastos, Luiz Oosterbeek e Cris Buco.

A programação cultural vai começar às 20 horas com reisado cigano, coral de vaqueiros e show de Titã Veiga. Também estarão presentes na abertura, o secretário executivo do Ministério do Turismo, Mário Moiyses; e o presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Federal, deputado Roberto Rocha.


Leilane Nunes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: