Cidadeverde.com

Após denúncias de ataques de onças a animais, PM e Ibama enviam especialistas para Domingos Mourão

Imprimir

 

Atualizada às 18h47

A Polícia Militar do Piauí, através da Comando de Policiamento Ambiental (CPA), em conjunto com analistas ambientais do Ibama e Semar, informaram que irão se deslocar na quinta-feira (9) para o município de Domingos Mourão, a 227 km de Teresina, para realizar um trabalho de avaliação após a denúncia de criadores de propriedades rurais da região, acerca de ataques de onças que resultaram na morte de aproximadamente 100 animais. 

Moradores compartilharam vídeos e fotos que mostram as supostas pegadas de onças, bem como restos de animais que teriam sido mortos vítimas de ataques dos felinos. (Veja acima) 

De acordo com o major Paulo Silas, chefe da divisão administrativa da CPA, especialista em gestão de Meio Ambiente, as equipes ficarão no município por cinco dias e em contato com os criadores, buscarão vestígios dos ataques e da presença dos animais. 

Além disso, também será avaliado se na região está ocorrendo algum desequilíbrio ambiental que possa estar provocando o comportamento das onças. A ação ocorre após uma solicitação do Ministério Público, na tentativa de trazer soluções para a problemática. 

A PM informou que os proprietários também receberão orientações de como proceder diante de possíveis novos episódios envolvendo suas criações. As equipes levarão drones noturnos para tentar realizar um mapeamento da área e das onças. 

"O nosso principal objetivo do nosso deslocamento, junto ao IBAMA e SEMAR, é realizar uma avaliação para entender o motivo dos ataques estarem ocorrendo. Quando tivermos feito essa avaliação, é que nós iremos traçar qual a melhor saída para a solução desse problema. O CPA e esses outros órgãos, em um primeiro momento, vamos fazer contato com os criadores de caprinos da região, aonde eles irão nos apontar os locais onde possivelmente ocorreram esses ataques e nesses pontos, iremos tentar localizar alguns vestígios de que realmente ocorreram esses ataques e que eles foram praticados por esses animais. Será feita essa avaliação e posteriormente vamos também fazer uma análise de toda a região para tentarmos identificar se está ocorrendo ou não algum desequilíbrio ambiental", disse o major Paulo Silas.

Ele explicou que os profissionais são capacitados para esse trabalho. “Tanto a equipe do CPA e demais órgão são formados por profissionais capacitados para realizar esse trabalho”, destacou.

Após esse trabalho e dependendo do que for identificado de desequilíbrio, será deliberado pelos órgãos envolvidos, as possíveis práticas para solucionar o problema no município.

Foto: PM-PI

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais