Cidadeverde.com

Ações de lanceiros preocupam lojistas nas vésperas da 'Black Friday'

Imprimir

No mês em que ocorre uma das maiores ações comerciais do planeta, a “Black Friday”, lojistas de Teresina temem o afastamento dos clientes devido a problemas relacionados à falta de segurança nas regiões comerciais. A presença de “lanceiros”, a falta de patrulhamento e até o furto de produtos e equipamentos de energia elétrica dos estabelecimentos preocupa os comerciantes.

O alerta vem do presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio no Estado do Piauí (Sindilojas-PI), Tertulino Passos, que aponta a falta de policiamento como um dos elementos que tem afastado clientes das compras em lojas físicas, em especial na região central de Teresina.

“Muitos clientes deixam de comprar no Centro por medo de assaltos ou de furtos ao transitarem de uma loja a outra. Já virou até rotineira a presença dos famosos ‘lanceiros’, que realizam ataques coordenados, se aproveitando do fluxo de pessoas”, destaca o presidente da entidade.

Sindlojas vítima de furto

A violência chega ao ponto de, além dos comerciantes, os próprios representantes dos lojistas se tornarem vítimas de ações criminosas. Na última semana a sede do Sindilojas-PI se tornou alvo, com o furto de parte da fiação de energia solar do edifício-sede. Os lojistas cobram maior patrulhamento por parte da polícia, além de ações de combate ao crime nos polos comerciais de Teresina.

“Na nossa sede furtaram toda a instalação de energia solar, um prejuízo de valor significante do qual muitos de nossos associados já foram vítimas. Queremos que o poder público reforce a presença policial, que garanta uma maior segurança não apenas para quem trabalha e vive do comércio em Teresina, mas principalmente para os consumidores, a nossa razão de ser”, concluiu Tertulino.

O Cidadeverde.com procurou o 1º Distrito Policial. O agente de polícia Nonato informou que furtos assim são comuns na região do Centro, mas que a polícia procede as investiações quando são registrados boletins de ocorrência.

Da Redação (com informações do Sindlojas)

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais