Cidadeverde.com

PM espera convocar até mil novos policiais no primeiro semestre de 2024 a depender de situação financeira do estado

Imprimir

Por Roberto Araujo e Francisco José

O comando-geral da Polícia Militar espera aumentar o número de policiais militares no Piauí. A expectativa é ampliar dos atuais 7 mil para até 9 mil para os próximos dois anos. 

De acordo com o comandante-geral, Cel. Scheiwann Scheleiden Lopes, a expectativa é que sejam chamados entre 500 e mil novos policiais já no primeiro semestre de 2024 para iniciar o curso de formação a depender da situação financeira do estado.

"Poderemos agora no começo do ano chamar mais cerca de 500 ou mil a depender do que o conselho gestor fiscal do estado sinalizar de possibilidade do governador contratar. Nós vamos chamar mais para o curso de formação que vai se iniciar no primeiro semestre do ano que vem", disse.

A última turma de formação da Polícia Militar concluiu o curso no mês de junho e inseriu 1.105 homens e mulheres para atuar na segurança de diversos municípios. A distribuição levou em conta especialmente os índices de criminalidade que registram taxas elevadas de violência na capital e região metropolitana, e na planície litorânea. 

Ainda segundo o comandante, com a chegada dos novos policiais, todos os municípios do Piauí tem, pelo menos, cinco militares. O que diferencia da realidade de alguns anos atrás, quando havia municípios com um ou dois policiais. 

"Tinha municipio que tinha um policial apenas, e hoje não temos nenhum que tenha menos do que cinco. A grande maioria tem mais que cinco policiais", explicou.

O novo curso de formação de policiais deve iniciar no primeiro semestre de 2024.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais