Cidadeverde.com

Governo inicia estudo no setor de Transporte Rodoviário Intermunicipal

Imprimir

Fotos: Ascom / Secretaria de Transportes

O secretário de Estado dos Transportes, Jonas Moura, assinou nesta quarta-feira (8), a ordem de serviço para a elaboração do Plano Diretor do Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros do Estado do Piauí. O investimento é de R$ 2,2 milhões.

Com o plano, o Governo do Estado quer garantir aos usuários acessibilidade, segurança, rapidez, conforto, eficiência e tarifa justa.

Por meio do plano, será realizado um diagnóstico do serviço de transporte intermunicipal já existente no Estado. A consultoria contratada vai realizar pesquisas de origem e destino (O/D), entrevistas e contagem com passageiros, recomendar melhorias e alternativas, realizar análise e projeção de demanda e preparar um banco de dados com informações relevantes.

"Com esse levantamento, teremos um retrato muito próximo da realidade do Sistema de Transportes existente hoje no Piauí. Com isso, poderemos tomar as decisões necessárias, com o intuito promover melhorias para quem opera e, principalmente, para os usuários do transporte intermunicipal", disse o secretário dos Transportes, Jonas Moura.

A Secretaria de Transportes vai desenvolver e implantar uma plataforma com base de dados de gestão, que permita o monitoramento da demanda e da oferta do sistema de linhas vigentes e, ainda, indique os pontos onde é necessário realizar intervenções.

A autorização para o início dos trabalhos aconteceu na sede da Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans). O plano será elaborado e executado pelo consórcio Concremat Certare Systra.

"Ofereceremos ao Estado do Piauí o que existe de mais moderno em relação ao monitoramento de sistemas de transportes de passageiros. As informações serão coletadas via satélite e com uso de inteligência artificial e poderão ser acessadas pela Setrans em tempo real. Esse mapeamento permitirá que a Secretaria promova as mudanças necessárias no sistema", destacou o representante legal do consórcio Concremat Certare Systra, Marcus Vinícius Teixeira de Oliveira.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais