Cidadeverde.com

Casos de "cobreiro" deixam população de Picos em alerta

Imprimir

Foto: Reprodução

No município de Picos, os casos de Herpes Zoster, mais conhecida por "cobreiro", têm deixado a população em alerta. Apesar de não existirem números oficiais da doença, novos casos estão sendo registrados.

Uma destas pessoas que foi diagnosticada com "cobreiro" é o administrador público, José Augusto da Silva. Ele relata que há 12 dias notou a presença dos sintomas e buscou atendimento médico.

"Eu estou me recuperando ainda do cobreiro. Sempre que comento com alguém sobre a doença há relatos de que outra pessoa também pegou. Seria bom que houvesse uma campanha para alertar a população sobre a doença. Há 12 dias, eu percebi os sintomas, procurei uma farmácia e o farmacêutico me informou que se trataria de cobreiro. Busquei atendimento médico, estou usando a medicação e em isolamento evitando contato para não transmitir para outras pessoas", disse o administrador.

O coordenador de Vigilância Epidemiológica, Robsonclay Viana, explicou que a Secretaria de Saúde não faz a quantificação de casos da doença. A orientação é que as pessoas com sintomas busquem atendimento básico na Unidade Básica de Saúde.

"Cobreiro é uma doença forte, auto-imune, bem comum. Acomete as pessoas que tiveram contato com o mesmo vírus da Catapora e quando a imunidade cai a doença surge. O cobreiro acomete sobretudo idosos. Aqui na Secretaria não fazemos monitoramento da doença, mas a população em caso de aparecimento dos sintomas deve procurar a UBS para receber atendimento médico", ressaltou.

A doença

Herpes, ou cobreiro, é uma doença causada pelo Vírus Varicela-Zóster (VVZ), o mesmo que causa também a Catapora. Esse vírus contagioso permanece em latência durante toda a vida da pessoa. A reativação ocorre na idade adulta ou em pessoas com comprometimento imunológico. O quadro clínico do herpes-zóster, ou seja, os sinais e sintomas da doença, é quase sempre típico. Na maior parte dos casos, antecedem às lesões cutâneas (na pele) os seguintes sintomas:

Dores nevrálgicas (nos nervos);
Parestesias (formigamento, agulhadas, adormecimento, pressão etc);
Ardor e coceira locais;
Febre;
Dor de cabeça;
Mal-estar.

Tratamento

A doença pode ser tratada com antitérmicos, analgésicos e antivirais para amenizar sintomas. Em casos graves, a pessoa deve buscar o hospital.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais