Cidadeverde.com

Professores de química e matemática dão dicas do que estudar às vésperas do Enem

Imprimir

Com a proximidade do segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que estão marcadas para o próximo domingo (12), professores de química e matemática orientam que assuntos devem ser priorizados para quem ainda quer revisar algum conteúdo nesta reta final.

A orientação é priorizar temas que costumam ser rotineiramente abordados nas provas do exame. Para o professor Argeomar Alves, de Química, um dos principais assuntos que caem na prova são os relacionados à chamada "Química Verde", que são associados ao meio ambiente.

"Nos últimos anos, o Enem vem trazendo muito essa parte da química ambiental, então, o Enem é norteado na parte química tem ali duas ou três questões de cálculo, mas a maior parte da química é em cima das intervenções para o meio ambiente, tratamento da água, e energia. (...) Importância do ciclo geoquímico, chuva ácida, ciclo do nitrogênio, enxofre, pode entrar aqui a parte do smog fotoquímico, smog industrial, correção de ph do solo", disse.

O professor apontou que a maioria das questões de química são mais de interpretação do que de cálculo, e lembrou que uma das características do Enem é trazer temas que estão no dia-a-dia das pessoas.

"O Enem traz muito isso para o dia-a-dia, queima de combustível, emissão de gases poluentes, em relação à produtividade, economizar, reciclagem do alumínio, usar catalisador no processo industrial (...) então tudo isso é o bem estar do meio ambiente, educação ambiental", explicou.

Prova de matemática

Para a prova de matemática, a dica é focar no raciocínio lógico. De acordo com o professor Dhiancarlos Oliveira, a prova de matemática requer atenção na interpretação. 

"Na matemática do Enem, a gente prima pela interpretação. As provas primam pelas interpretações gráficas, aquelas funções que a gente usava antigamente, hoje em dia não precisa usar tanto, então ela tem deixado de ser o 'bicho-papão' há um certo tempo", disse.

Os assuntos que mais caem são: geometria, escalas razão / proporção, aritmética, interpretações de gráficos e tabelas e funções. O professor aponta que a maioria das questões se resolve com as quatro operações básicas, mas é preciso ficar atento.

"As quatro operações e o processo de interpretação é muito importante, principalmente pelos conhecimentos numéricos, das quatro operações básicas, que a gente lida no cotidiano, trabalha o dia todo com isso", citou.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: enem