Cidadeverde.com

Professores destacam importância do aluno relacionar física, quimica e biologia no Enem

Imprimir

As vésperas do segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece neste domingo (12), professores de biologia e química destacam as principais habilidades e competências dessas disciplinas que costumam ser cobradas dos candidatos.

Na área de biologia, por exemplo, a orientação é que o candidato esteja atento a interação entre organismos e ambiente, em particular aquelas relacionadas a saúde humana, relacionando conhecimento cientifico, aspectos culturais e características individuais. 

"O aluno que vai fazer a prova de biologia precisa conhecer os diferentes tipos de patógenos, conhecer como o vírus se multiplica, as bactérias, protozoários, vermes e fungos. Esses organismos são importantíssimos na natureza, porem, podem provocar problemas a saúde humana”, ressalta Thárcio Adriano, professor de biologia. 

Foto: Cidadeverde.com

O professor ainda pontua que o aluno precisará relacionar diversos assuntos das ciências da natureza para a resolução das questões. “Você tem a exposição de um experimento, nos quais os dados estão colocados e você precisa interpretar e conseguir extrair dali um raciocínio, que vai te promover o gabarito da questão”, orienta. 

Neste sentido, o professor Carlos Alberto, de química, lembra que as fontes de energias renováveis e os impactos ambientais podem ser um dos assuntos que podem relacionar as três disciplinas.  

“Por exemplo, a energia solar é uma onda eletromagnética, uma árvore tem a capacidade de pegar essa onda e colocar dentro de um carboidrato e de um açúcar. Nós que não temos a capacidade de captar essa onda eletromagnética, vamos la e roubados da natureza, roubamos esse carboidrato", explica o professor. 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais