Cidadeverde.com

Aluno do Piauí cria aplicativo para auxiliar estudantes na preparação para o Enem

Imprimir

Foto: Ascom

Da Redação

Com o objetivo de proporcionar aos estudantes da Rede Pública Estadual de Educação uma preparação mais dinâmica e atrativa para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o estudante Marllus Vinicius Araújo desenvolveu um aplicativo de celular para que, de forma prática e acessível, os alunos possam treinar suas habilidades, praticar redação e desenvolver suas competências para alcançar um bom desempenho no Enem.

Marllus é estudante do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Cícero Coelho, localizado no município de Uruçuí, e atualmente cumpre a função de presidente do Grêmio Estudantil, representando os alunos da sua escola nos interesses da comunidade escolar. Por meio da sua dificuldade em solucionar a prova do Enem, surgiu a ideia de criar um aplicativo que pudesse trabalhar na otimização do tempo da prova e que praticasse a resolução de questões e produção de redações.

“Eu fiz a prova do Enem e tive uma dificuldade em controlar meu tempo com as questões e cheguei em casa um pouco decepcionado. Desde aquele dia eu fiquei pensando no que poderia fazer para mudar isso. Foi então que me surgiu a ideia de desenvolver um aplicativo que não só me ajudasse a treinar questões cronometradas, mas ajudar outros estudantes também. Eu sempre fui um garoto que gostava de inovação, tecnologias e artes. Sempre fui um aluno com muita curiosidade e, com o avanço das tecnologias e inteligências artificiais, eu aproveitei e usei isso ao meu favor para desenvolver coisas de forma facilitada”, revela o adolescente.

O aplicativo, denominado “EnemProPlay”, possui diversas funcionalidades para auxiliar na preparação dos estudantes para o exame nacional. Dentre elas, estão questões cronometradas de diversas áreas do conhecimento do Enem para os alunos responderem e poderem trabalhar seu tempo. O aplicativo também conta com uma ferramenta que sorteia temas de redações para que os alunos possam escrever redações pelo próprio app e compartilhar para professores e outros estudantes. Além disso, a ferramenta conta com jogos intuitivos, se destacando dentre eles o jogo da velha chamado de "Seduc X Enem". Pelo app, o usuário também tem acesso às aulas do Canal Educação.

Marllus destacou a importância do aplicativo para os alunos. “Sou estudante de escola pública com muito orgulho, de tempo integral. Vejo esse app como uma forma de ajudar estudantes e a mim mesmo que estamos na luta para uma vaga nas universidades públicas desse país”, afirmou.

O app está disponível, por enquanto, apenas para Android, mas em breve será disponibilizado para IOS para alcançar o maior número de usuários possíveis. Os alunos podem baixar e acessar o aplicativo gratuitamente por meio do link EnemProPlay , além de ficar por dentro de todas as novidades do app pela conta do Instagram @enemproplay .

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, destaca o potencial e criatividade dos estudantes da Rede Pública Estadual. "Essa é uma grande inovação tecnológica e ferramenta de estudos para os nossos jovens que estão se preparando para o Enem. Fico cada vez mais impressionado com a criatividade dos nossos estudantes. Sempre gosto de destacar o potencial que cada um deles possuem e acredito que eles irão muito longe, no que se propuserem, em busca dos seus objetivos. Eles são os grandes e verdadeiros protagonistas da Educação", finaliza o secretário.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais