Cidadeverde.com

Papa afasta bispo americano contrário à aproximação da Igreja com LGBTQIA+

Imprimir

 

Um comunicado do Vaticano publicado neste sábado (11) anunciou que o papa Francisco destituiu o bispo americano Joseph Strickland, um de seus maiores críticos entre os católicos conservadores dos Estados Unidos .

Nomeado em 2012 pelo papa Bento 16 (1927-2022), Strickland vinha se opondo às tentativas do pontífice de tornar a Igreja Católica mais acolhedora para a comunidade LGBTQIA+.

O desligamento de um religioso deste patamar é uma medida rara. O ato se dá poucos meses após o papa ter enviado outros dois bispos americanos para visitar a diocese de Tyler, no Texas, em junho deste ano. Segundo a agência Reuters, a ação fez parte de uma investigação do Vaticano sobre a gestão financeira da diocese administrada por Strickland.

Normalmente, os bispos são orientados a renunciar quando têm problemas com a Igreja Católica -a destituição acontece como última medida, quando o religioso se recusa a fazer o pedido.

Aos 65 anos, dez a menos que a idade de aposentadoria de bispos, Strickland tinha afirmado antes que não renunciaria.

Apoiador do ex-presidente Donald Trump, o bispo é um dos maiores expoentes da ala católica ultraconservadora nos EUA. Em agosto, Francisco havia lamentado o caráter "reacionário" da

Igreja Católica no país, e afirmou que lá a ideologia política substituiu a fé em alguns casos.
Segundo o comunicado do Vaticano, o pontífice nomeou o bispo de Austin, Joe Vasquez, como administrador interino da diocese de Tyler.

 

Fonte: Folhapress

 

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais