Cidadeverde.com

Alepi adia discussão de Orçamento; Poderes buscam mais recursos

Imprimir

Foto: Thiago Amaral / Ascom Alepi

Por Adriana Magalhães

A tramitação do Orçamento 2024, enviado pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa (Alepi), foi adiada na última sexta-feira (10), mas o presidente da Casa, o deputado Franzé Silva, tem feito um esforço junto aos gestores públicos do Judiciário e Executivo para retomar a tramitação da matéria.

Na manhã desta segunda-feira (13), o presidente da Alepi se reuniu com o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Hilo de Almeida. Na pauta, a necessidade de mais recursos.

Antes da reunião, Franzé Silva conversou com a imprensa e disse que é natural que cada poder tenha sua demanda para 2024.

"Os poderes vão discutir aquilo que planejam em termos de evolução. O Executivo tem metas de melhoria de estrutura e os demais poderes também tem. Aqui [Alepi] vamos realizar concurso público... O orçamento vai caber. Queremos criar a Polícia Legislativa... O orçamento vai caber? Queremos melhor a estrutura de informatização da Assembleia... O orçamento vai caber? Esses mesmos questionamentos que fazemos aqui os demais poderes estão fazendo. Mas nós não podemos destoar daquilo que Orçamento trouxe e que foi proposto pelo Executivo", afirma.

Sobre o adiamento das inscrições para o concurso da Alepi, para o próximo dia 06/12, o presidente Franzé Silva explicou que a decisão ocorreu para facilitar o pagamento da taxa de inscrição.

"Nós tivemos uma preocupação por conta de vários feriados e era um período em que as pessoas não estavam recebendo salários. Então empurramos para um período pós pagamento do salário para que as pessoas possam fazer sua inscrição", diz o presidente da Alepi.

Subconcessão do abastecimento de água no interior

Na pauta da reunião de hoje do presidente da Alepi, aconteceu um encontro com o presidente da Águas de Teresina, Jacy Prado. Nos bastidores se especula que a reunião seja motivada pela autorização dada pelo Governo do Estado para que os municípios possam fazer concessão do abastecimento de água.

"Vamos ter que debater isso com muita cautela. A ideia é que se possa levar para os municípios aquilo que foi efetivado em Teresina. A subconcessão resolveu o que era mais grave, em termos de abastecimento de água em Teresina. E isso o governador Rafael Fonteles pensa também para os municípios. Vamos abrir o diálogo com cada prefeitura para fazer com que haja esse avanço, também, nos demais municípios do Piauí", afirmou sem revelar as tratativas com a concessionária.

Sobre a migração dos funcionários da Agespisa para a Emgerpi, o presidente da Alepi explicou que essa foi a solução utilizada, com êxito, em outras situações.

"Como secretário de Administração fiz esse diálogo com outras empresas. As pessoas tinham muito receio e hoje estão muito bem acomodados, e com segurança jurídica. É isso que queremos fazer com relação aos servidores da Agespisa, para que eles possam ter a tranquilidade, inclusive, da aposentadoria futura", finalizou Franzé Silva.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais