Cidadeverde.com

IMEPI autua mais de 320 empresas neste ano por venda de produtos irregulares; veja itens

Imprimir

Por Rebeca Lima e Najla Fernandes (TV Cidade Verde) 

O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (IMEPI) já autuou, até outubro deste ano, 326 empresas por venda de produtos irregulares.

Em entrevista ao Notícia da Manhã, a diretora geral do IMEPI, Patrícia Leal, destacou que as principais irregularidades encontradas foram em cabos elétricos, brinquedos, e peças e acessórios para fogões.

“Nós temos vários setores e estamos aqui no setor de qualidade. Esse setor específico fiscaliza mais de 500 produtos, mas os produtos em que encontramos mais problemas são cabos e fios elétricos, brinquedos e objetos destinados aos fogões. Brinquedos, por não terem o selo do Inmetro ou terem selos falsificados, e também por não informarem que crianças até três anos não podem usá-los. Já os materiais destinados aos fogões, até 17 litros ou 75 cm, devem ter o selo do Inmetro, e os cabos e fios que encontramos têm pouco cobre, de 20% a 40%, quando deveriam ter 100% de cobre”, explicou a diretora.

Patrícia Leal ressaltou também os riscos que esses produtos, sem as especificações adequadas, podem causar aos consumidores.

“Se você pega uma peça de fio e ela está muito leve, com certeza tem pouco cobre, o que facilita o curto-circuito em sua casa e até possíveis incêndios. Com 20 a 40% de cobre, o fio esquenta facilmente, ocasionando um curto-circuito. Portanto, é preciso ficar atento ao comprar produtos para a nossa casa”, pontuou.

Foto: Reprodução/Google Maps 

Ao longo do ano, mais de 1150 empresas foram fiscalizadas, e a diretora destacou que as fiscalizações continuarão nos meses de novembro e dezembro.

“Esses produtos foram apreendidos até o final de outubro. Temos novembro e dezembro pela frente, nos quais também teremos fiscalizações e possíveis apreensões”, ressaltou.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais