Cidadeverde.com

Oftalmologista aponta riscos do diabetes para a saúde da visão

Imprimir

Foto: Freepik

Da Redação

Considerado um problema global, a Diabetes atinge mais de 537 milhões de pessoas em todo o planeta - número que pode passar dos 1,3 bilhão até 2050. Uma das dez principais causas de mortes por doenças no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a diabetes pode afetar a saúde das mais diversas formas, levando até mesmo a perda da visão.

Esta terça-feira (14) será marcada pelo Dia Mundial do Diabetes, doença que, segundo informações do Atlas do Diabetes da Federação Internacional de Diabetes (IDF), disponibilizadas pelo Ministério da Saúde, atinge 16,5 milhões de pessoas no Brasil, tornando o 5º país com mais casos da doença. Esses números tendem a aumentar, podendo ultrapassar a marca de 21 milhões de casos até 2030.

Um dos problemas decorrentes da enfermidade é a Retinopatia Diabética, uma  doença que leva a danos nos vasos sanguíneos que ficam na região posterior do olho, na retina. Segundo a oftalmologista Paula Leal, especialista nesse tipo de doença, as altas taxas de glicemia também podem gerar outros problemas que podem prejudicar a visão do paciente, e que se não forem tratadas podem levar à cegueira.

“A diabetes pode afetar o olho de várias formas. A glicemia alta pode gerar flutuações transitórias do grau, podendo causar embaçamento visual para longe e perto. A longo prazo, o diabetes pode induzir catarata, retinopatia diabética e até mesmo um tipo raro e grave de glaucoma (neovascular)”, explicou a médica.

Segundo a oftalmologista, o risco varia de acordo com o tipo e o momento de diagnóstico da diabetes, sendo recomendado o acompanhamento especializado logo após a identificação da doença. 

“A diabetes pode acometer todas as idades, inclusive crianças. Os pacientes do ‘tipo 1’ devem iniciar a triagem da retinopatia com 5 anos de doença. Os diabéticos ‘tipo 2’, ao identificarem a doença, já devem fazer o primeiro exame de triagem. Pacientes diabéticos mal controlados, com hipertensão e/ou colesterol alto têm risco aumentado para desenvolvimento e gravidade da retinopatia diabética”, afirmou.

Sintomas e tratamento

A oftalmologista fala ainda sobre alguns dos principais sintomas da Retinopatia, apontando para hábitos para se evitar o surgimento de problemas e formas de tratamento da enfermidade.

Os principais sintomas são:

  • embaçamento visual;
  • manchas na visão;
  • distorção nas imagens.

"Mas é importante ressaltar que, quando provoca sintomas, a doença já costuma estar numa fase mais avançada. O ideal é sempre ter um diagnóstico precoce para prevenir as formas mais graves da doença, que pode levar inclusive à cegueira”, acrescenta. 

Prevenção para os diabéticos

  • Manter a glicemia bem controlada;
  • dieta adequada;
  • atividade física regular; 
  • medicações conforme prescrição do médico endocrinologista é essencial.

"Também existem vários tratamentos possíveis para minimizar ou estabilizar os danos. Injeções nos olhos, laserterapia e até mesmo cirurgia são opções de tratamento. Quanto mais precoce o diagnóstico, mais bem sucedido é o tratamento”, afirmou oftalmologista Paula Leal.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais