Cidadeverde.com

Banco de Leite Humano tem crescimento de 55% do número de doações em 2023

Imprimir

Foto: Ascom Sesapi

Da Redação

Dados do Sistema de Gestão de Informação da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, da Fiocruz, apontam que de julho a outubro de 2023, o Banco de Leite Humano da Maternidade Dona Evangelina Rosa apresentou um incremento de 55,6% em volume coletado, em comparação ao mesmo período do ano passado. 

Foram 714 doadoras que contribuíram com seu leite excedente beneficiando 814 recém-nascidos prematuros no Piauí. Segundo Vanessa Paz, coordenadora do banco da MDER, a caminhada em prol da maior captação de leite humano e oferta segura aos prematuros internados nas unidades de alto risco do nosso estado é permanente, e passível de comemoração.

 “Comemoramos muito esse resultado pois superamos a meta estabelecida para 2023, no entanto, a intenção é atingir autossuficiência em leite humano de forma que todos os prematuros internados nas Unidades de Alto Risco do Piauí tenham pleno acesso a leite humano pasteurizado sempre que sua condição clínica exigir”, destaca.

O Novembro Roxo é a campanha voltada a sensibilização para as causas e consequências da prematuridade e o fortalecimento da amamentação e a oferta segura de leite materno para essas crianças são uma prioridade, e aumento na coleta de leite humano ajuda a salvar mais vidas. 

Para a diretora-geral da Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa, Cármen Ramos, o leite humano é o melhor e mais completo alimento, em especial, quando se trata de crianças pré-termos, que possui necessidades nutricionais e imunológicas bem específicas. 

“Na MDER está situado o Banco de Leite Humano de referência para o Piauí, importante estratégia para garantir o leite humano de qualidade para os recém-nascidos pré-termos, não só dos que nascem na MDER, como também de outras maternidades que coletam o leite das mães nos postos de coletas e enviam para ser processado nessa instituição”, pontua a diretora. 

Pode fazer a doação de leite humano toda mulher que está amamentando de forma exclusiva seu bebê, saudável, e tem leite excedente. Dessa forma ela contribui com a recuperação desses bebês que não dispõem de leite da própria mãe. “Todo o leite doado passa por um processo de pasteurização e análise microbiológica para liberação para consumo”, explica Vanessa Paz.     

Para mais informações sobre as doações, entrar em contato pelo WhatsApp (86) 99498-5120.

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais