Cidadeverde.com

Alunos com deficiência da UFPI devem ganhar transporte adaptado em 2024 para se locomover no campus

Imprimir

Foto: Site UFPI

Da Redação

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) vai disponibilizar transporte adaptado gratuito a estudantes com deficiências e/ou transtornos dentro do campus em Teresina, localizado no bairro Ininga, zona Leste da capital. A ideia é ampliar a acessibilidade a alunos da educação especial, que terão mais autonomia e segurança nos deslocamentos internos no campus. O primeiro levantamento aponta que existem 400 alunos com algum tipo de deficiência ou transtorno. 

Uma van adaptada com elevador para cadeirante estará à disposição para atender esse público. A expectativa é que o serviço comece a funcionar no primeiro semestre de 2024.

O pró-reitor de Planejamento e Orçamento, Luís Carlos Sales, explica que a oferta do serviço de transporte adaptado no campus Ministro Petrônio Portella "constitui importante ação de assistência estudantil, ao acolher diferenças e necessidades dos alunos com deficiência, considerando que o campus é muito extenso e a acessibilidade de todas as vias tem sido um desafio, sobretudo econômico, há várias gestões da UFPI".

Para estabelecer como vai funcionar o serviço, o Núcleo de Acessibilidade (NAU), da pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), fará um levantamento das necessidades dos estudantes. Em breve, será aberto um formulário online a ser respondido por alunos público-alvo da Educação Especial que têm interesse em usar o serviço. Após o levantamento, serão apresentados os trajetos, horários do serviço e qual será o canal para acionar o transporte, como explica a coordenadora do NAU, Rafaela Santiago.

“Será realizado um levantamento situacional do público-alvo da Educação Especial para fornecer um panorama das necessidades por centro e por turnos, para que possa ser implantado um serviço que contemple a real necessidade dos estudantes. A ideia é disponibilizar um formulário online o mais rápido possível e divulgar à comunidade acadêmica”, adianta Rafaela Santiago.

Na UFPI, o público-alvo da Educação Especial é composto por estudantes com os mais diversos tipos de deficiência, pessoas com transtorno do espectro autista e ainda por alunos com altas habilidades/superdotação. Segundo dados do NAU/PRAEC, só no campus de Teresina, já foram identificados mais de 400 alunos nessas condições.

Desse universo de alunos, ainda segundo o NAU:

  • 40% têm deficiência física;
  • 27% apresentam deficiência visual;
  • 12% são estudantes com deficiência auditiva;
  • e os demais são pessoas com tipos diversos de deficiências e altas habilidades/superdotação.

“O perfil desses alunos acolhidos pelo NAU aponta que grande parte deles precisa de suporte e acessibilidade para se locomover internamente no Campus de Teresina. Teremos um grande impacto no deslocamento e segurança desses estudantes com a implantação do serviço”, avalia a Coordenadora do NAU, Rafaela Santiago.

Foto: Márcio Sales/Cidadeverde.com

Veículo

Com capacidade para transportar até 11 passageiros, o veículo adaptado será conduzido por motoristas da UFPI. O veículo fará transporte dos alunos em trajetos internos do Campus de Teresina, entre os Centros e a outros espaços como Restaurantes Universitários e Biblioteca Central, por exemplo. O carro será identificado e vai circular para atender exclusivamente solicitações previamente agendadas pelos estudantes, como explica o coordenador de Serviços Operacionais da Prefeitura Universitária, Washington Luis Menezes.

“A partir do levantamento das necessidades dos alunos pela PRAEC, vamos estabelecer as escalas de funcionamento do serviço, com data e horários fixos de transporte, similar ao atendimento do ônibus da Universidade”, enfatiza o coordenador.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais