Cidadeverde.com

Secretaria de Meio Ambiente apura morte "misteriosa" de cães na zona rural de Picos

Imprimir

Foto: Reprodução/Redes Sociais

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Picos (SEMAM) está apurando a morte "misteriosa" de cães na comunidade Valparaíso, zona rural do município. Pelo menos dois animais morreram em um intervalo de pouco mais de um mês, e pelo menos outros três apareceram com sintomas como vômitos e fraqueza.

Ao Cidadeverde.com/picos, o fiscal ambiental, Régis Feitosa, informou que está sendo feita a averiguação em campo da denúncia e informações estão sendo recolhidas. 

"A denúncia chegou para a gente através da Linha Verde. Está sendo feita averiguação em campo. Por ser suspeita, não temos um denunciado direto. Esses casos são complexos porque precisamos de provas, era muito importante que os donos dos animais tivessem levado ao veterinário para ter a causa da morte", frisou Régis Feitosa.

O fiscal ambiental ainda enfatizou que a população precisa  ser conscientizada que maus-tratos contra animais  é crime ambiental e pode ser investigado pela Polícia Civil, incorrendo pena de reclusão. 

Crime contra animais 

A Lei 14.064/2020 aumentou a pena para quem maltratar cães e gatos. A partir de agora, quem cometer esse crime será punido com 2 a 5 anos de reclusão, multa e proibição da guarda. Caso o crime resulte na morte do animal, a pena pode ser aumentada em até 1/3.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais