Cidadeverde.com

Rafael Fonteles desembarca na Croácia e inicia agenda de compromissos

Imprimir

 

Da Redação

O governador Rafael Fonteles desembarcou na Croácia, onde inicia, neste domingo (19), agenda de compromissos na Europa, visando trazer investimentos para o programa de geração de hidrogênio verde no Piauí. Essa missão engloba ainda a Bélgica e Portugal.

Na manhã de domingo, o gestor se reúne com representantes da Green Energy Park, na Croácia, na sala de conferência do hotel. Em continuidade aos trabalhos, o governador e sua comitiva, os representantes da Green Energy Park e o diplomata Gustavo Barbosa farão uma visita técnica ao sítio da GEP. Isso permitirá que visualizem de perto as operações e compreendam a escala do projeto, uma experiência crucial para fundamentar decisões estratégicas e alinhar os interesses do Piauí com as oportunidades apresentadas pela Green Energy Park. A parceria com a Green Energy Park representa um marco no compromisso do Piauí com a produção de hidrogênio verde. 

Semana Europeia do Hidrogênio 

Ao fim do compromisso, Rafael Fonteles seguirá para a Bélgica para a próxima agenda, marcada para o dia seguinte, segunda-feira (20), com visita a empresas europeias e participação na Semana Europeia do Hidrogênio (European Hydrogen Week). 

Na Bélgica, o governador Rafael Fonteles fará visita técnica à Jan De Nul, na cidade de Aalst. A empresa viabiliza a produção de energia offshore, mesmo em águas profundas, destacando-se pela experiência em obras complexas tanto na água quanto em terra. O gestor e sua comitiva serão recebidos por representantes da corporação. Inicialmente, será apresentada uma visão geral sobre a empresa belga e sobre as proposições piauienses, mais especificamente do Porto de Luís Correia e do desenvolvimento da Green Energy Park no Piauí.

Conferência Política de Alto Nível 

Ainda na segunda-feira (20), à tarde, no mesmo país, o governador Rafael Fonteles é um dos convidados a discursar em Conferência Política de Alto Nível (High-Level Policy Conference), dentro da programação da Semana Europeia do Hidrogênio, que busca explorar e discutir o papel crucial do hidrogênio nas soluções para os desafios globais de energia sustentável, alinhando-se às metas do Acordo de Paris. O evento destaca-se por contar com a participação ativa de figuras políticas de destaque, que contribuem significativamente para as discussões e atividades pautadas.

Rafael Fonteles desempenhará um papel crucial na Conferência. Seu discurso, relacionado ao hidrogênio e os desafios globais, abordará a importância estratégica e internacional do Estado do Piauí para o cenário global.

Em seguida, o governador e comitiva visitam o estande do Piauí em exposição durante a European Hydrogen Week (EHW) e 3ª Summit Piauí-Europa de Hidrogênio Verde. O estande é um dos pontos de atração estratégica de investidores, que terão oportunidade de conhecer as razões que tornam o estado piauiense um dos parceiros mais importantes do mundo na produção de hidrogênio verde. Na oportunidade, será oferecido um coquetel com comidas típicas brasileiras.

O 3ª Summit Piauí-Europa de Hidrogênio Verde dará ainda mais destaque à importância do Piauí no cenário internacional. O evento também revelará os próximos passos em direção à produção de energia sustentável e celebrará parcerias técnicas para impulsionar a produção de hidrogênio verde em escala internacional. Após o discurso do governador do Piauí na 3ª Summit Piauí-Europa de Hidrogênio Verde, serão assinados os acordos de parcerias estratégicas.

Na terça-feira (21), haverá visita técnica ao Porto da Antuérpia-Bruges (PoAB). O Governador e sua comitiva serão recebidos por representantes do PoAB. Primeiro, haverá uma discussão para fornecer uma visão do Porto de Antuérpia-Bruges e as expectativas do Piauí, especialmente sobre o Porto de Luís Correia e o desenvolvimento da Green Energy Park Piauí.

A fusão entre as administrações portuárias de Antuérpia e Bruges-Zeebrugge, resultou na formação da Port of Antwerp-Bruges (PoAB). Este complexo portuário destaca-se como o maior porto de exportação, abrigando o principal cluster químico da Europa e sendo o maior porto de cruzeiros na Benelux. Além desses feitos, a PoAB ostenta a maior instalação de transbordo de veículos global e ocupa a 12ª posição entre os maiores portos de contêineres do mundo, avaliado em termos de unidades equivalentes a vinte pés (TEUs).

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais