Cidadeverde.com

Hemopi realiza Semana do Doador para incentivar o aumento das doações de sangue

Imprimir

Foto: Ascom/Sesapi 

No dia 25 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data tem por objetivo agradecer aos doadores de sangue pela ação de doar e sensibilizar a população para a importância da doação, um ato que deve ser solidário e regular, independente de se conhecer ou não os pacientes que necessitam de transfusão. O mês de novembro foi escolhido por preceder um período de estoques baixos, a proximidade das férias e das festas de fim de ano quando há uma redução no fluxo de doadores nos hemocentros. 

Para esse ano, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) preparou uma programação diferenciada para comemorar a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue, que será realizada no período de 20 a 25 de novembro.

Como o dia do doador será em um sábado e os hemocentros regionais não funcionam nesse dia para a doação de sangue, o Hemopi antecipou a comemoração para o dia 24 de Novembro, uma sexta-feira. “Preparamos uma programação especial para a semana de 20 a 25 de Novembro em todas as unidades do Hemopi – Teresina, Picos, Parnaíba e Floriano – com ações diferenciadas que visam incentivar as doações e ao mesmo tempo agradecer aos doadores que colaboram com o Hemopi ao longo do ano”, conta o diretor geral do Hemopi, Rafael Alencar.

Uma dessas ações será desenvolvida em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH). O Projeto “Plantando Vidas” quer incentivar a doação de sangue e contribuir com ações sustentáveis que promovam o respeito ao meio ambiente e o bem-estar da população. A SEMARH vai distribuir mudas frutíferas e floríferas aos que comparecerem ao Hemopi em Teresina no dia 24 de novembro, independente da doação de sangue.

“É preciso manter a constância nas doações para atender a demanda por sangue e plaquetas que vem da rede hospitalar para a realização de cirurgias e procedimentos eletivos, além das urgências e emergências”, ressalta o diretor Rafael Alencar.

Além dos doadores que comparecem todos os dias de forma voluntária nas unidades de coleta, o Hemopi também desenvolve ações com vários parceiros – Igrejas, escolas, empresas, órgãos públicos e entidades da sociedade civil – que ajudam a manter o estoque do hemocentro. Seja na capital ou nas unidades do interior, essas parcerias são muito importantes para fortalecer o vínculo com a comunidade e incentivar outros a fazerem o mesmo.

"Essas parcerias são muito importantes para reforçar o estoque e incentivar as pessoas a doarem de forma consciente e constante. Então, convidamos a população do Piauí, para vir doar, compartilhar na rede social, convidar amigos, familiares para fazer parte dessa corrente solidária e nos ajudar a manter o estoque abastecido”, pontua Rafael Alencar.

Em Teresina, o Hemopi disponibiliza transporte para grupos à partir de 10 pessoas. O agendamento pode ser feito através do email [email protected] ou pelo telefone (86) 3221-8320 ramal 2019 de segunda à sexta, das 8h às 15h.

Segundo o Ministério da Saúde, 1,8% da população doa sangue de forma regular. Esse número fica um pouco abaixo dos 2% ideais definidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), mas bem atrás dos 5% registrados em países da Europa.

As doações periódicas são essenciais para manter os estoques de sangue e plaquetas, que ajudam no controle de sangramentos e são usadas em tratamentos contra o câncer, por exemplo.

Confira a programação da Semana Nacional do Doador:

Teresina:
• De 20 a 25 /11  – Campanhas solidárias promovidas pelo parceiros Igreja Universal, Igreja Adventista, Grau Técnico, Sicoob, Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (SASC), Colégio da Polícia Militar, Escola São Camilo e Polícia Rodoviária Federal (PRF). 
• Dias 21 e 22 /11 – Campanha para cadastro de novos doadores de medula óssea nos municípios de Valença do Piauí, Inhuma, Novo Oriente e Elesbão Veloso.
• Dia 24/11 – Projeto “Plantando Vidas” com distribuição de mudas frutíferas e floríferas pela SEMARH; Apresentação musical da Banda do 25 BC e serviços de beleza em parceria com o Instituto Ana Hickmann.
• Dia 25/11 – Apresentação musical dos alunos do IFPI

Parnaíba: 
• De 20 a 24/11 – Campanhas solidárias promovidas pelos parceiros Flasede (torcida organizada do Flamengo) e Igreja Universal o longo da semana;
• Dia 24/11 – Os doadores serão recepcionados com apresentação musical de Walber Júnior, cenário especial para fotos e serviços de design de sobrancelhas e massagem relaxane oferecidos pelos alunos do curso de Estética da Uninassau. 

Floriano:
• De 20 a 24/11 – Campanhas solidárias promovidas pelos parceiros Escola Pequeno Príncipe, Sicoob, Colégio Técnico de Floriano- CTF, UFPI e FAESF ao longo da semana.
• Dia 24/11 - Os doadores serão recepcionados com música, café da manhã especial e massagem relaxante oferecida pelos alunos do curso de Fisioterapia da FAESF. Haverá também campanha solidária do Projeto Gotas de Vida. 

Picos: 
• Dia 21/11- Campanha solidária dos colaboradores do Sicoob.
• Dia 23/11 - Campanha dos colaboradores da empresa Sertão Motos, apresentação musical de Rômulo Junior e corte do bolo.
• Dia 24/11 - Campanha solidária do município de São José do Piauí

 

 

Da Redação 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais