Cidadeverde.com

Médica leva cão para atendimento de urgência em unidade de saúde no Piauí e causa polêmica

Imprimir

Foto: reprodução Google Maps

Por Graciane Araújo

O atendimento de um cachorro na Unidade Mista de Saúde Inhazinha Nunes, na cidade de Inhuma, no interior do Piauí, tem causado polêmica. O Cidadeverde.com apurou que o animal foi levado pela própria tutora, que é médica, e se utilizou das dependências do local para atender o pet. 

O caso ocorreu este mês e não teria envolvimento dos profissionais de saúde do local. A médica e tutora terá que repor o material hospitalar público utilizado no atendimento ao cachorro.

A Prefeitura de Inhuma se manifestou por meio de uma nota de esclarecimento em que informou que não autorizou a conduta emergencial do cachorro e que o atendimento não causou prejuízo aos serviços prestados aos usuários. LEIA A NOTA COMPLETA ABAIXO

Ao Cidadeverde.com, a gestão da unidade adianta que está sendo finalizado um relatório para apurar responsabilidades. 

"A gestão municipal vem a público esclarecer que tomou conhecimento do atendimento a um animal doméstico, no ambiente da Unidade Mista de Saúde do município, após o fato já ter sido realizado. Não estava ciente e não autorizou. Enfatiza que essa conduta emergencial não acarretou prejuízo aos serviços prestados aos usuários, vez que não foi conduzido pela equipe plantonista. 

Entendemos a aflição dos cuidadores que hoje tem seus animais como membros da família e que entram em desespero ao vê-los em risco de morte. Quem tem animais domésticos compreende bem essa aflição e entende esse contexto. 

Porém, reforçamos que é RESTRITO o atendimento dentro das unidades de saúde do município, somente aos humanos. Não temos estrutura para atendimento a animais. Queremos informar ainda que o ambiente hospitalar já foi higienizado adequadamente, que não foi utilizado nenhum transporte vinculado à saúde municipal, que os materiais utilizados foram descartados e serão repostos pelo profissional que conduziu sua utilização (sem gastos ao município), bem como que as medidas administrativas cabíveis aplicadas"

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais