Cidadeverde.com

Piauí recebe helicóptero da PRF que irá atuar em Parnaíba

Imprimir

Foto: PM-PI

Por Bárbara Rodrigues 

O governo do Piauí recebeu na segunda-feira (20) um novo helicóptero modelo Colibri EC120, doado pelo Ministério da Justiça e pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Agora a aeronave vai ficar à disposição ao Comando de Policiamento Aéreo (COPAER) e será usada em Parnaíba.

Segundo o Comandante-Geral da PMPI, coronel Scheiwann Lopes, o helicóptero será encaminhado para uma nova base do policiamento aéreo, que deve ser implantada até o início do próximo ano na cidade de Parnaíba, a 337 km de Teresina, no litoral do Piauí.

“Tivemos a recente reformulação que criou o grande comando aéreo da PM, com um batalhão de operações aéreas sediado em Teresina e em mais três companhias independentes em regiões do estado. Nessa primeira etapa, já temos uma aeronave esquilo aqui na capital, e a partir de teremos o colibri que será encaminhado para Parnaíba, no norte do estado. Estamos iniciando também a capacitação através do curso de tripulação aérea, através do BOPAer que irá formar a tropa especializada para operações aéreas”, esclareceu.

O gerente de Operações Aéreas da Secretaria de Segurança Pública, coronel Clayton Frota Gomes, afirmou que o helicóptero reforçará as ações policiais no litoral e deve ajudar no cumprimento de mandados de prisão, fiscalização ambiental, patrulhamento pelo Delta, além de atuar no combate do tráfico de drogas. 

“É um ganho muito importante, pois vai ser a expansão do grupamento aéreo para o interior, onde ser vai ser feita uma nova base e cobrir muitas cidades. Implantaremos uma base e vai ter um ganho muito maior nas ações preventivas e repressivas ao crime. Com essa base não ganha só a cidade, mas os municípios circunvizinhos”, afirmou.

A equipe que vai atuar no patrulhamento aéreo no litoral já está passando por treinamento desde o dia 16 de novembro e segue até o mês de dezembro. 

“Precisamos de policiais qualificados dentro dessa doutrina aérea. Nesse estágio, eles vão ver tanto a parte de tiro embarcado, quanto de pessoas afogadas e segurança de voo, que é muito importante para essa qualificação e expansão desse tipo de policiamento”, disse o coronel Clayton Frota Gomes.

Para Bruno Dias, superintendente da PRF no Piauí, a entrega do helicóptero reforça a parceria e o trabalho integrado da polícia com a Secretaria de Segurança. 

"É uma determinação do ministro Flávio Dino, que nós trabalhemos de forma integrada, apoiando as forças de segurança do estado, tanto com equipamento, como é o caso do helicóptero que está sendo doado, como promovendo a capacitação do efetivo, dos agentes de segurança pública, trabalhando operações de forma integrada, trocando informações de inteligência. Então essa doação só reforça a parceria e o compromisso que nós temos com a segurança pública do estado do Piauí", completou.

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais