Cidadeverde.com

UBS suspende atendimento após paciente atacar carro de técnica de enfermagem e causar pânico

Imprimir

Fotos: Yala Sena/Cidadeverde.com

Por Yala Sena

O atendimento da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Santa Bárbara, zona Leste de Teresina, foi suspenso na manhã desta terça-feira (21), após um paciente quebrar os vidros do carro de uma técnica de enfermagem que trabalha no local. O ataque aconteceu por volta das 7h20, e na unidade havia cerca de 20 pessoas para serem atendidas que, assustadas, provocaram correria. 

A enfermeira Joelma Costa, que estava no plantão, disse que o paciente aproveitou a ausência de policiais para entrar na UBS com uma barra de ferro e quebrar os vidros do veículo do profissional de saúde.  

“Ele é paciente, não falou nada entrou com uma barra de ferro e quebrou os vidros do carro. Todo mundo ficou apavorado e saíram correndo pra dentro das salas da UBS”, afirmou.

Ela disse que o paciente já havia ido na semana passada até a unidade de saúde com um comportamento estranho. 

“Ele chegou e a gente perguntava o que ele queria e ele não dizia nada, só que queria falar com essa técnica de enfermagem que não estava lá naquele dia”, afirmou Joelma. 

 

 

Segundo a enfermeira, a polícia já identificou o paciente e foi até a residência dele, mas a família alegou que ele tem problemas psiquiátricos, porém não apresentou laudo para comprovação.

“Fizemos um abaixo-assinado para que a população que estava no local testemunhe, pois todo mundo correu com medo. Isso mostra que a UBS precisa reforçar a segurança”, declarou Joelma Costa. 

Outra enfermeira, que não quis se identificar, disse que ele chegou de bicicleta e já foi direcionado para o carro. Ela descreve que seria um senhor de aproximadamente 60 anos. 

Os profissionais de saúde alegam que a UBS fica numa região bastante insegura e que o clima é de medo, devido à falta de policiamento.

O veículo continua no pátio e aguarda perícia e a vítima registrou um boletim de ocorrência no 11º Distrito Policial (Piçarreira). 

Poderia ter sido morta

A coordenadora interina da UBS, Adriana Silva, disse que hoje a tarde voltará atendimento se a segurança for reforçada.

“Se tiver segurança voltamos o atendimento, a Regional Leste nos garantiu. Não podemos obrigar ninguém ir. O clima é de total insegurança. Foi um crime premeditado. Ele levantou todas as informações da técnica de enfermagem e ele só não atentou contra a vida dela, porque outra funcionária puxou ela pra dentro da UBS, se não ela seria morta. Ele é aficionado pela técnica de enfermagem”, disse Adriana Silva.

Segundo ela, o clima sempre é de medo e que profissionais recebem recados dizendo que vai acontecer algo.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais