Cidadeverde.com

Em três meses, 62 mil pessoas entram no mercado de trabalho no Piauí

Imprimir

Foto: Roberta Aline / Cidadeverde.com

Mais de 62 mil piauienses entraram no mercado de trabalho no Piauí no terceiro trimestre de 2023, em comparação com o segundo trimestre. O aumento representa um acréscimo de 5% no total de pessoas ocupadas no mercado de trabalho no estado. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e foram divulgados nesta quarta-feira (22).

No 3º trimestre de 2023, cerca de 1,3 milhão de pessoas estavam ocupadas no mercado de trabalho piauiense, contra 1,23 milhão de pessoas no trimestre anterior, o que representou um incremento de 62 mil pessoas com nova ocupação, seja ela formal ou informal.

 

Atividades econômicas que registraram maior incremento:

Agropecuária: 40 mil pessoas (+30,2%)

Indústria: 14 mil pessoas (+16%)

Serviços domésticos: 10 mil pessoas (+11,8%)

 

O incremento da ocupação no mercado de trabalho do Piauí deu-se, em grande parte, em razão do aumento do número de pessoas que passou a oferecer sua força de trabalho no mercado. Assim, no 2º trimestre deste ano, o total da força de trabalho (formada de pessoas que estavam ocupadas, ou desocupadas mas buscando uma ocupação) era de cerca de 1,37 milhão de pessoas, e no 3o . trimestre do ano esse número passou para cerca de 1,44 milhão de pessoas, um incremento de 71 mil pessoas (+5,2%).

Daquelas 71 mil pessoas que ingressaram na força de trabalho no 3º trimestre, cerca de 62 mil encontraram uma ocupação, enquanto cerca de 9 mil não encontraram ocupação no mercado, elevando o número total de pessoas desocupadas no Piauí, que passou de 133 mil pessoas no 2º trimestre do ano, para cerca de 142 mil pessoas no 3º trimestre. Em razão disso, a taxa de desocupação do estado apresentou leve incremento, passando de 9,7% no 2º trimestre, para 9,9% no 3º trimestre.

O aumento do quantitativo de pessoas na força de trabalho do Piauí no 3º trimestre deste ano, onde cerca de 1,44 milhão de pessoas estava ativa no mercado de trabalho, fez com se recuperasse o mesmo nível que havia sido registrado em igual trimestre do ano passado. Observando-se a série histórica da pesquisa, desde o ano de 2012, percebe-se que o total de pessoas na força de trabalho no estado já chegou a 1,53 milhão de pessoas no 3º trimestre de 2019, o que significa que nesse período já chegou a haver cerca de 96 mil pessoas (+6,6%) a mais do que no 3º trimestre deste ano.

No Brasil, o mercado de trabalho também registrou um aumento do quantitativo de pessoas ocupadas, tendo passado de 98,9 milhões no 2º trimestre, para 99,8 milhões no 3º trimestre, com cerca de 900 mil pessoas com nova ocupação. Esse incremento das novas ocupações no país veio como resultado de dois fatores: um incremento do número de pessoas na força de trabalho e uma redução significativa no número de pessoas que estava desocupada e que encontrou uma oportunidade no mercado de trabalho.

A taxa de desocupação do país passou de 8,0% no 2º trimestre de 2023, para 7,7% no 3º trimestre. Em termos quantitativos, a desocupação no Brasil caiu de 8,6 milhões de pessoas no 2º trimestre, para 8,3 milhões no 3º trimestre, redução de cerca de 300 mil pessoas. Os estados com a maior taxa de desocupação no 3º trimestre foram: a Bahia, com 13,3%; e Pernambuco, com 13,2%. As menores taxas de desocupação ficaram com: Mato Grosso, com 2,4%, e Rondônia, com 2,3%.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: economia