Cidadeverde.com

Nasce primeiro bebê na Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa; mãe tem 16 anos e está estável

Imprimir

Fotos: divulgação Sesapi

Às 9h55, deste domingo (26), nasceu na Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER), o pequeno Lucka Ghael, pesando 2,980kg e medindo 51cm. O parto foi o primeiro na maior maternidade pública do Brasil, situada na zona Leste de Teresina. A mãe, de 16 anos, já fazia acompanhamento da gestação e está estável. 

Fotos: divulgação Sesapi

A avó de Lucka Ghael, Cintia Pereira, conta que a filha começou a sentir as dores do parto ainda na noite de sábado (25). Assim como a mãe, o pai da criança também tem 16 anos de idade. 

“Coloquei ela para caminhar mais um pouco para aumentar a dilatação. Já na madrugada, as dores aumentaram e quando as contrações ficaram mais fortes viemos para a maternidade, onde recebemos todo o atendimento dos médicos e enfermeiros. O parto foi muito rápido. Só tenho a agradecer a toda equipe que nos atendeu super bem, desde a nossa chegada”, disse a avó.

Fotos: divulgação Sesapi

A mãe de Lucka recebeu atendimento no apartamento PPP (pré-parto, parto e pós-parto) e assistência de médicos obstetras; equipe multiprofissional, como enfermeiros obstetras, psicóloga, técnicos de enfermagem; e ainda de neonatologista, que auxiliou durante o nascimento do bebê. 

“A paciente chegou na Nova Maternidade em trabalho de parto avançado. Internamos, acompanhamos todo o trabalho de parto e o Lucka nasceu às 9h55 de parto normal. Foi um parto muito tranquilo, muito emocionante e toda equipe já estava preparada para realizar o atendimento completo da mãe e do bebê”, destaca a obstetra Marcele Avelino ao frisar que a mãe e o bebê seguem estáveis e estão em acompanhamento de pós-parto para logo serem transferidos para uma das enfermarias da nova maternidade.

Fotos: divulgação Sesapi

A Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa- inaugurada em julho deste ano- é referência em atendimento a gestantes e bebês de 0 a 2 anos de alto risco, por meio da oferta de serviços de saúde especializados de qualidade e totalmente custeados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

"Este momento é um marco significativo para a saúde em nosso estado. Com grande alegria, recebemos Lucka Ghael como o primeiro bebê desse novo capítulo, entregando assistência realizada por uma equipe capacitada e em um ambiente hospitalar completamente equipado com tecnologia de ponta", destaca o secretário de saúde, Antonio Luiz.

Fotos: divulgação Sesapi

PROCESSO DE TRANSFERÊNCIA

Além de Lucka, outros bebês e suas mães já estão na Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa. O processo de transferência foi iniciado neste domingo com quatro pacientes da antiga maternidade. Esse processo está sendo realizado de forma planejada e gradativa até que todos os pacientes sejam transferidos. 

O atendimento na Nova MDER não é porta aberta. Para ser atendido na unidade, é necessário que o(a) paciente seja referenciado(a) por meio do sistema de regulação.

Fotos: divulgação Sesapi

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais