Cidadeverde.com

Exército e agentes da Zoonoses iniciam mutirão de combate ao mosquito da dengue em Teresina

Imprimir
 
 
Por Bárbara Rodrigues e Gorete Santos

Inicia nesta terça-feira (28), um trabalho conjunto entre agentes de endemias do Centro de Zoonoses e militares do 25º Batalhão de Caçadores que vão percorrer ruas da cidade em uma ação de combate ao Aedes aegypti em Teresina, que causa doenças como a dengue, Chikungunya e zika vírus. Só neste ano foram registrados quase 8 mil casos dessas doenças na capital.

A ação inicia hoje na Avenida Marechal Castelo Branco, acessando os bairros Cabral, Primavera e Porenquanto. São 238 agentes de endemias que estão participando e a partir de amanhã o trabalho conjunto segue para bairros da zona Norte da capital.

Os militares foram treinados para o combate ao Aedes aegypti e vão andar com uma bolsa com kit idêntico ao que os agentes de endemias trabalham para procurar o mosquito transmissor da dengue e evitar a disseminação da doença. 

Foto: Ascom/FMS

O gerente de Zoonoses, Élcio Leite, disse que a ação inicia antes do período chuvoso como uma prevenção.

“Nós trabalhamos em três pilares, a vigilância, controle e prevenção. Então nós fazemos um monitoramento, visitamos as residências e a prevenção tem os donos de casa para cuidar e evitar acúmulo de água, para assim evitar a doença”, afirmou.

Neste ano já foram registradas duas mortes na capital por Chikungunya na capital. Teresina não teve mortes por dengue ou zika vírus.

Cuidados para combater o mosquito

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

Atente-se aos vasos de plantas
  • Coloque areia até a borda dos pratinhos para evitar o acúmulo de água. Alternativamente, lave-os uma vez por semana com sabão e escova.
Livre-se de objetos que acumulam água
  • Dê o destino correto a latas, garrafas, potes, pneus e qualquer outro tipo de objeto que possa servir como criadouro, optando pela reciclagem sempre que possível.
Armazene garrafas da forma correta
  • Se você deseja guardar garrafas e outros objetos que podem acumular água, armazene-os tampados ou com a boca para baixo.
Evite a contaminação de calhas e caixas-d’água
  • As calhas devem ser mantidas desobstruídas e livres de folhas e galhos, enquanto a caixa-d’água deve estar sempre bem tampada.
Higienize recipientes que armazenam água
  • Tanques, barris e tonéis utilizados para guardar água da chuva, por exemplo, devem ficar tampados e ser higienizados semanalmente com escova e sabão. As piscinas devem ser tratadas com cloro.
Tenha cuidado com o lixo
  • Amarre bem as sacolas e deposite-as em lixeiras fora do alcance de animais. Não jogue lixo em terrenos baldios.
Utilize proteção individual
  • As medidas coletivas de proteção podem ser complementadas com cuidados como o uso de repelentes e inseticidas, a instalação de mosquiteiros e telas em portas e janelas e a preferência por roupas de mangas compridas.

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais