Cidadeverde.com

Municípios aprovam criação da Regional de Saúde do Vale do Itaim

Imprimir

Foto: cidadesnanet

A descentralização dos serviços de saúde com a criação da Regional de Saúde do Vale do Itaim foi discutida em uma reunião realizada na manhã desta quarta-feira, 29, na APPM – Associação Piauiense de Municípios, em Teresina.

O encontro reuniu representantes da Secretaria Estadual de Saúde, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí, prefeitos e secretários de saúde dos municípios que integram o Território.

Conforme a proposta, nova Regional de Saúde é desmembrada do Território Rio Guaribas, e composta por 16 municípios – Acauã, Belém do Piauí, Betânia do Piauí, Caldeirão Grande do Piauí, Caridade do Piauí, Curral Novo do Piauí, Francisco Macedo, Jacobina do Piauí, Jaicós, Marcolândia, Massapê do Piauí, Padre Marcos, Patos do Piauí, Paulistana, Simões e Queimada Nova – e uma população de 127 mil habitantes.

Desta forma, as regionais de saúde seriam distribuídas de acordo com os 12 Territórios de Planejamento do Estado do Piauí.

“Nós temos 12 Territórios de Desenvolvimento e tínhamos 11 Territórios de Saúde. Com essa mudança, teremos essa igualdade. Isso vai permitir que o Estado consiga investir mais na Saúde nesse novo Território, para que, descentralizando o atendimento, melhore o fluxo de exames, de atendimento, de consultas e até de cirurgias.”, disse Antônio Luiz, secretário estadual de Saúde.

Segundo ele, o Governo tem um Plano de Expansão de Vigilância em Saúde da Rede de Média e Alta Complexidade para o Piauí, que contempla a cidade de Paulistana, polo da nova Regional.

Conforme o Plano, a cidade de Paulistana terá ambulatório com consultas em pelo menos 10 especialidades; Central de Exames Especializados com exames cardiológicos, tomografia computadorizada, ultrassom, raio-X, mamografia, endoscopia alta e baixa, exames oftalmológicos e laboratoriais; Policlínica e apoio nos procedimentos cirúrgicos do Hospital Municipal; Centro de Parto Normal;  Núcleo de Informação em Saúde/Sala de Situação; Rede de Frios –Imunobiológicos; Laboratório de Zoonoses; Centro de Reabilitação –  CER II; CEREST Regional; e Centro de Especialidades Odontológicas – CEO Tipo II.

Na apresentação do Plano, os técnicos da SESAPI apresentaram aos municípios os prazos para implantação dos serviços em Paulistana. A primeira etapa seria o ambulatório de especialidades e a Central de Exames Especializados, prevista para outubro de 2024. Os prazos variam até outubro de 2026.

A proposta foi amplamente discutida entre os presentes, com opiniões favoráveis e contrárias ao desmembramento e a criação da nova Regional de Saúde.

Nas falas, alguns argumentaram que a descentralização dos serviços e os investimentos anunciados pelo Governo trarão benefícios para o Território Vale do Rio Itaim, que seria fortalecido e deixaria de depender de Picos, que até então abrangia a 42 municípios com uma população de 365 mil pessoas, o que causa uma sobrecarga que compromete a capacidade de atendimento.

Outros argumentaram que a regionalização em Paulistana estaria distanciando ainda mais os serviços da população que reside em cidades como Caldeirão Grande do Piauí, Marcolândia, Francisco Macedo, Belém, Jaicós e Massapê do Piauí. A sugestão foi descentralizar ainda mais os investimentos, ou seja, que cidades como Jaicós fossem contempladas com investimentos e classificadas como polos regionais de saúde.

Ascom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais