Cidadeverde.com

Professores pedem que PL que altera plano de cargos na Uespi seja retirado de pauta

Imprimir

Foto: Ascom/Uespi

Por Paula Sampaio 

Professores pediram que seja retirado de pauta projeto de lei enviado pelo Palácio de Karnak à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) para fazer alteração no plano de cargos da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). O pleito aconteceu durante a audiência acerca do Plano Plurianual (PPA) na manhã desta quinta-feira (30). 

O projeto de lei visa mudar a distribuição da carga horária e criar novos parâmetros para promoção à classe de Professor Titular.

Outras alterações são para estabelecer, além do título de doutor, outros requisitos de forma alternativa para a promoção à classe de Professor Titular, como produção e defesa de um memorial; e possibilitar que professores doutores, de outras classes, possam ocupar vagas destinadas à classe de Professor Titular através do desenvolvimento funcional.

Lucineide Barros, representante da Associação dos Docentes da UESPI, pontuou que a proposta desconfigura a atuação dos professores desenvolvida universidade, principalmente no que diz respeito a pesquisa. 

“Estamos pedindo a retirada de pauta, porque esse projeto, ele altera a identidade da Universidade. A universidade deve funcionar de modo a realizar conjuntamente, concomitantemente de modo indissociado o ensino, a pesquisa e a extensão. Por esse projeto de lei nós passamos a realizar só o ensino, porque não há condição na carga horária de tempo para realizar pesquisa e extensão e isso torna a Universidade Estadual do Piauí um escolão”, disse. 

O secretário Washington Bonfim (PSB) disse que a reivindicação será levada ao governador Rafael Fonteles (PT). Segundo ele, o objetivo é agilizar a formação de novos alunos na universidade, bem como a implementação de novos cursos vocacionados para as potencialidades do nosso estado.

“Certamente eu vou levar para o governador Rafael. Ele tem uma sensibilidade muito grande para a área de educação, ele é da área e eu tenho certeza que a gente vai conseguir conciliar os interesses do que o Executivo quer com os interesses dos servidores da UESC e, notadamente, os professores. Um direcionamento, e acho que tentei deixar isso muito claro, é que a gente precisa acelerar a questão da formação de ensino superior dos nossos jovens, isso é uma meta fundamental do nosso”, pontuou.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais