Cidadeverde.com

UFPI suspende por um ano abertura de novas turmas para o curso de Educação Física

Imprimir

Foto: Reprodução / UFPI


Setor de Esportes da UFPI

Por Roberto Araujo

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) decidiu não ofertar novas turmas para o curso de Educação Física no ano de 2024. A decisão foi tomada pela Câmara de Ensino de Graduação da instituição e foi divulgada nesta quinta-feira (30). Segundo o comunicado feito pela instituição, a decisão se dá por conta da constatação de um equívoco na oferta de vagas para ingresso no curso pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) no primeiro e no segundo semestre de 2023.

Em 2023, o curso passou por uma mudança no currículo que passou a prever a oferta de 50 vagas por ano, com ingresso no primeiro semestre. Porém, no segundo semestre de 2023, também foram ofertadas 50 vagas. O erro consistiu na troca da oferta semestral por anual.

Isso aconteceu porque, a partir de 2023, o curso de Educação Física passou a ofertar vagas para ingresso em Bacharelado e Licenciatura. Até 2022, o curso oferecia duas turmas por ano, no primeiro e no segundo semestre, apenas para licenciatura em Educação Física. Com a nova estruturação a vigorar a partir deste ano, passou a adotar 50 vagas por ano, ou seja, apenas com oferta no primeiro semestre de cada ano, com os alunos ingressando juntos, e dividindo, a partir do meio do curso, metade da turma para bacharelado, e a outra para licenciatura.

Isso significa que em 2023, deveria ter sido ofertada apenas uma turma de 50 vagas no primeiro semestre. 

Foto: Cidadeverde.com

Só em junho de 2023 a coordenação e o departamento de Educação Física acionaram a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação para que fosse retificado o erro. O quadro de professores e a estrutura do curso seriam aquém da possibilidade de oferta.

"Solicita-se providências desta Pró-reitoria visto que o DEF (Departamento de Educação Física) não dispõe de professores suficientes para atender a demanda criada por este equívoco e que perdurará por no mínimo 4 anos", diz trecho de memorando assinado pela chefe de departamento Diones Machado do dia 29 de junho.

Após passar por diversas instâncias da UFPI, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação entendeu que não era mais possível alterar a oferta que já havia sido feita, por conta do cronograma do Sisu, e decidiu não ofertar novas vagas em nenhum dos dois semestres para o ano de 2024. A decisão passou a vigorar com a aprovação na Câmara de Ensino de Graduação (CAMEN) em 18 de outubro de 2023.

O Cidadeverde.com entrou em contato com a coordenação do curso de Educação Física e com a pró-reitora de Ensino de Graduação mas, até o fechamento da reportagem, não teve retorno. O espaço está aberto para os esclarecimentos.

Veja nota da UFPI

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Coordenadoria de Seleção e Programas Especiais (CSPE) da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG) divulga nota à comunidade com o objetivo de informar à comunidade interna e externa que nas próximas edições do SISU (2024.1 e 2024.2) não serão ofertadas vagas ao curso de Educação Física/CCS. A informação que será veiculada foi aprovada pela CAMEN, conforme RESOLUÇÃO CAMEN/PREG/UFPI Nº 430/2023 que consta na página 25.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais