Cidadeverde.com

Hospital Universitário faz consultas no sábado (2) em mutirão contra câncer de pele

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidade Verde

 

Por Bárbara Rodrigues e Najla Rodrigues

O Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal do Piauí realiza neste sábado (2) um mutirão especial para atender 300 pacientes para consultas e procedimentos cirúrgicos, como biópsias de pele, relacionadas a câncer de pele. A ação será realizada das 9h às 15h, no Ambulatório de Dermatologia, e irá atender as 300 primeiras pessoas que buscarem atendimento.

“Serão 300 pacientes consultados fora, além da lista habitual de atendimento pelos senhores. Os 300 primeiros pacientes que chegarão amanhã ao Hospital Universitário, serão distribuídos fichas e serão feitas até 30 cirurgias nos pacientes que já forem ali diagnosticados com o câncer de pele”, informou o médico Paulo Márcio, superintendente do Hospital Universitário.

Qualquer paciente que tiver alguma suspeita de câncer poderá comparecer ao mutirão que será realizado amanhã e que faz parte da campanha Dezembro Laranja.

“Vamos analisar aquela lesão de pele, aquela ferida que não cicatriza. Você que já botou creme, que já passou até em médicos, e aquela ferida não cicatriza, não sara. Essa é uma lesão suspeita de câncer de pele. Além de nodulações, caroços ou manchas arrocheadas, manchas mais escuras, com algum relevo na pele, alguma região mais alta, aquelas lesões, especialmente na região que pega sol, face, todo o rosto, mãos, pés. Muita gente esquece, por exemplo, de botar protetor solar no pé, e é um lugar que acontece câncer de pele, especialmente em mulheres, que costumam ter o hábito de usar sandália”, alertou.

Ele explicou que durante os atendimentos, os pacientes poderão realizar ainda no local uma biopsia, em caso de suspeita de câncer. O atendimento inicia às 9h, mas a partir das 7h é possível pegar as fichas de atendimento.

Paulo Márcio alertou os cuidados que a população deve ter para evitar câncer de pele. “Aquela exposição ao horário de nove, dez horas da manhã até às três da tarde. Esse sol intenso, ele causa lesões de pele e é um fator comprovadamente, cientificamente associado ao câncer de pele. Aí você diz assim, não, mas então é fácil, é só a gente não sair nesse horário do sol. Sim, e quem trabalha nesse horário do sol? Essas pessoas têm que tomar um cuidado adicional, usar roupas que cubram toda a maior parte do corpo, usar lenço no pescoço, se vai sair de casa, eventualmente, nesse horário, usar p guarda-sol, não é só guarda-chuva, também tem o guarda-sol. E sem dúvida, a proteção mecânica é importante. Isso, realmente, salva vidas, porque evita tumores que podem, inclusive, levar a morte. Agora, sem dúvida, também existem outros fatores que são associados ao câncer de pele, como o cigarro, como o vírus HPV, existem essas condições, que, de um modo geral, são associados a todo tipo de câncer e também ao câncer de pele”, explicou.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais