Cidadeverde.com

Encontro discute questões trabalhistas de médicos em Teresina

Imprimir

Teve início nesta sexta-feira (1º) um encontro de médicos sobre questões trabalhistas e sindicais em um evento nacional da área médica, jurídica e social, realizado em Teresina. O encontro visa trazer debates sobre direitos dos trabalhadores médicos, incluindo a questão da pejotização e terceirização. O evento acontece no Sindicato dos Médicos do Piauí (Simepi).

Para o médico Sérgio Luiz Leite, que é vice-presidente da Força Sindical, o aumento da terceirização e da pejotização dos médicos tem trazido problemas para os profissionais da área.

"Está se abandonando aquele vínculo trabalhista de contratação com registro em carteira, com direito dos trabalhadores, férias, 13º, que é o que desejamos, não é pela totalidade dos médicos, temos casos importantes, mas do 500 mil médicos que temos no Brasil, parte deles estão tendo seus direitos precarizados", disse em entrevista à TV Cidade Verde.

Para a secretária geral da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Rita Viríginia, esta situação tem trazido um prejuízo para o atendimento do público que procura na rede pública profissionais qualificados.

"Especialistas em rede pública, como cirurgiões, cirurgiões pediátricos e nefrologistas, altamente qualificados, deixam a rede publica pelo excesso de cuidado, de compromisso, de desgaste mesmo e uma remuneração extremamente precária. Não vale a pena. Hoje em dia, com a perda da CLT, mais direitos são retirados e mais perdas. E a população está perdendo grandes profissionais por essa situação", disse.

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com

Dr. Geraldo Ferreira, do sindicato dos médicos do Rio Grande do Norte, ao ter melhores condições de trabalho, os médicos reduzem a quantidade de vínculos empregatícios, e passa a poder se dedicar mais aos locais onde precisa desempenhar o seu trabalho.

"O médico remunerado adequadamente, com poucos vínculos, mas dedicado aquele local de trabalho, ele consegue prestar um serviço muito mais adequado a população. Vide a estratégia do programa de Saúde da Família, onde o médico está naquele local todo dia da semana, então ele cria um vínculo com aquela comunidade", citou.

Na programação do evento, também haverá mesa redonda para tratar dos assuntos relacionados a direitos sindicais, trabalhistas e estruturas de trabalho, visando a busca por soluções e melhorias para a categoria. 

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais