Cidadeverde.com

Piauí conquista ouro em primeira participação da história nas Paralimpíadas Escolares

Imprimir

Foto: Governo do Piauí

 

Da redação 

O atleta João Pedro da Costa, natural de Monsenhor Gil, da equipe piauiense que disputa as Paralimpíadas Escolares Brasileiras 2023, em São Paulo, conquistou, nesta quinta-feira (30), a medalha de ouro no atletismo sub-14. O atleta ganhou, também, o terceiro lugar no salto em distância, ficando com a medalha de bronze na classe T20. 

Com a vitória, o Piauí sobe ao lugar mais alto do pódio na primeira participação de uma delegação do estado em campeonatos nacionais paralímpicos. O caminho de João Pedro até o ouro iniciou na classificação, ganhando bronze nos 800m e nos 150m nos Jogos Escolares Piauienses 2023, que pela primeira vez, teve a inclusão do paradesporto na competição.

“Estou muito feliz com esse resultado. Fizemos a seletiva e a inclusão, pela primeira vez, nos JEPIs. Quero agradecer à Secretaria da Educação (Seduc), à Secretaria para inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) pela grande parceria que fizemos este ano nos Jogos Escolares. E agora obtendo esses grandes resultados”, comentou a secretária dos Esportes, Josiene Campelo.

 

Com índice técnico de quase 98%, e com apenas 13 anos de idade, João Pedro entra para a história como o vencedor do primeiro ouro paralímpico escolar do Piauí, honrando sua cidade natal, Monsenhor Gil, e o Piauí.

Comentando a conquista, Fátima Silva, mãe do João Pedro, declarou que Pedro é um filho maravilhoso, educado e feliz. "Tenho muito orgulho do meu filho", disse Fátima.

A etapa nacional das Paralimpíadas Escolares 2023 aconteceu de de 27 de novembro e vai até 2 de dezembro. A competição envolve 1.800 atletas dos 26 estados e do Distrito Federal em disputas de 13 modalidades.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais