Cidadeverde.com

Pesquisa revela que prefeituras do Piauí fecharão 2023 no vermelho, com atraso de salários e do 13º

Imprimir

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

Por Breno Moreno

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) revelou que prefeituras piauienses fecharão o ano de 2023 no vermelho e que, por conta disso, terão dificuldade manter a pagamento da folha de dezembro em dia e deverão atrasar o 13º salário dos servidores municipais.

Das 139 prefeituras que participaram da pesquisa, 46 afirmaram que não vão conseguir fechar as contas e outras 15 não souberam informar. Somado a isso, 47 municípios disseram que deixarão restos a pagar, despesas com compromisso de utilização no orçamento que não serão pagas até o dia 31 de dezembro.

Além de atraso no pagamento de fornecedores em 36 cidades em todo o Piauí, 22 prefeituras afirmaram que a folha do mês de dezembro não será paga em dia devido às dificuldades financeiras. A situação também impactará o pagamento do 13º salário aos servidores municipais.

Isso porque um total de 25 prefeituras que optaram pela parcela única não irão conseguir efetuar o pagamento até a data prevista. Já outras dez gestões municipais declararam que vão atrasar o pagamento dentro do prazo previsto, que deveria ocorrer até o dia 20 de dezembro.

Por outro lado, 71 prefeitos garantiram que irão encerrar 2023 com as contas equilibradas. Entre as medidas adotadas por essas gestões está a redução no quadro de funcionários, desativação de veículos e equipamentos, alteração no horário de expediente de órgãos, redução de despesas de custeio, redução dos salários de prefeitos e vereadores, redução de cargos comissionados, renegociação de dívidas e suspensão da prestação de serviços, como a coleta de lixo.

O Cidadeverde.com tentou contato com a Associação Piauiense de Municípios (APPM) para falar sobre a dificuldade financeira dos prefeitos neste fim de ano, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria. O espaço segue em aberto para eventuais explicações sobre as causas desse cenário. 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais