Cidadeverde.com

APL mantém ações itinerantes e recebe apoio da UFPI

Imprimir

Em atividade no último sábado (02), a Universidade Federal do Piauí realizou um ato de apoio a luta da Academia Piauiense de Letras pela valorização da Literatura Piauiense.

O reitor Gildásio Guedes Fernandes foi o representante da instituição e foi manifestou o interesse da UFPI em apoiar o projeto durante a sessão especial que a APL realizada no Salão Nobre da Reitoria.

Ele destacou a boa relação da universidade com a academia e deu boas-vindas aos acadêmicos e convidados para a sessão.

APL Itinerante

O presidente da Academia, Zózimo Tavares, disse que o ao cumpria mais uma etapa do projeto “APL Itinerante”.

Através desse projeto, a Academia vem se reunindo periodicamente fora de sua sede, uma novidade nos mais de 100 anos da instituição.

A Academia e a UFPI

Na UFPI, o professor e acadêmico Fonseca Neto proferiu uma palestra sobre a Academia e a Universidade.

Ele mostrou a contribuição da APL na fundação da UFPI e relatou que mais de 50 professores e ex-professores da Universidade Federal do Piauí já ocuparam ou ocupam cadeiras na Academia.

O presidente da APL afirmou que, por isso, na UFPI os acadêmicos se sentiam em casa.

Vários acadêmicos se manifestaram durante a sessão e externaram suas lembranças e emoções dos tempos vividos na Universidade Federal do Piauí.

Presenças

Participaram da sessão os acadêmicos Fonseca Neto, Carlos Evandro, Dilson Lages, Felipe Mendes, Fides Angélica, Francisco Miguel de Moura, Valdeci Cavalcante, Jonathas Nunes, Itamar Costa, Luiz Ayrton Santos Júnior, Magno Pires, Socorro Rios Magalhães, Moisés Reis, Nelson Nery, Oton Lustosa, Plínio da Silva Macêdo, Teresinha Queiroz, Wilson Brandão e Zózimo Tavares.

Também prestigiaram o evento a diretora do Centro de Ciências Humanas e Letras da UFPI, Edna Maria Goulart Joazeiro; a diretora de Ensino à Distância (EAD), Lívia Nery; membros da assessoria do reitor, professores, alunos e servidores da universidade.

Da Redação

  • 12-scaled.jpg Fotos: Jairo Moura
  • 10-scaled.jpg Fotos: Jairo Moura
  • 8-scaled.jpg Fotos: Jairo Moura
  • 6-scaled.jpg Fotos: Jairo Moura
  • 2-scaled.jpg Fotos: Jairo Moura
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais