Cidadeverde.com

Velório de Nêgo Bispo acontece em meio à comoção; sepultamento será debaixo de pé de angico branco

Imprimir
  • Velorio_Nego_Bispo.jpg Arquivo Pessoal
  • Velorio_Nego_Bispo_3.jpg Arquivo Pessoal
  • Velorio_Nego_Bispo_Capinha.jpg Arquivo Pessoal
  • Velorio_nego_Bispo_4.jpg Arquivo Pessoal

Por Yala Sena e Adriana Magalhães

O velório de Antônio Bispo dos Santos, conhecido como Nêgo Bispo, acontece na manhã desta segunda-feira (04), em meio a comoção na comunidade quilombola Saco Curtume, que fica a cerca de cinco quilômetros do município de São João do Piauí.

A despedida de Bispo acontece em sua residência, no povoado que ajudou a construir.

Veja mais:

Nêgo bispo é escritor, pensador, professor, ativista social quilombola piauiense e faleceu ontem (03) no Hospital Regional Teresinha Nunes Barros após ter desmaiado na comunidade.

A morte foi causada por uma convulsão seguida por parada cardíaca.

De acordo com amigos da comunidade quilombola saco curtume, Nêgo Bispo enfrentava diabete e, há alguns dias, estava com a saúde debilitada.

O sepultamento acontece a partir das 17h, na própria comunidade, debaixo de um Pé de Angico Branco da comunidade, realizando o desejo dele viabilizado junto às autoridades do município. No quilombo Saco Curtume vivem cerca de 70 famílias.

Segundo a vereadora Adriana Castro, amiga pessoal da família de Bispo, a família está recebendo mensagens de condolências de todo o Brasil.

"São professores, associações, parlamentares, atores, atrizes, jornalistas. E, ainda, de líderes sindicais e do Movimento Sem Terra (MST). Bispo ajudou a formar diversos sindicatos ao longo de sua vida, entre eles a Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Piauí (FETAG)", relembrou a parlamentar.

A jornalista e apresentadora do Fantástico (Rede Globo), Maria Júlia Coutinho, conhecida como Maju, ligou para Joana Maria de Oliveira, filha de Nêgo Bispo para prestar solidariedade.

"Ela disse que tinha o sonho de entrevistar Nêgo Bipo, que é uma referência nacional na luta quilombola", disse Adriana Castro.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais