Cidadeverde.com

Piauí registra cerca de dois feminicídios por mês e tem aumento de 13% nas denúncias de violência doméstica

Imprimir
Foto: Arquivo/Cidadeverde.com
 
Por Bárbara Rodrigues e Francisco José
 
O Piauí registra cerca de dois feminicídios por mês. Até o momento já foram registrados 25 assassinatos e 5.918 denúncias de violência doméstica, um aumento de 13% nas denúncias, se comparado com o mesmo período do ano passado, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública.
 
Somente neste ano já foram 25 casos de feminicídios no estado, enquanto em 2022, foram 24. Antes de serem mortas, as vítimas costumam sofrer violência doméstica, patrimonial e psicológica. 
 
Segundo a Secretaria Estadual de Mulheres, as delegacias já receberam neste ano 5.918 denúncias de violência contra as mulheres, que é um aumento de 13% se comparado com o mesmo período no ano passado.
 
“O feminicídio é o assassinato de uma mulher por menosprezo e discriminação. Costumo dizer são relações de poder, que aquele homem exerceu no assassinato da mulher”, afirmou a delegada Eugenia Villa, diretora de avaliação de risco da Secretaria de Segurança Pública.
 
A delegada relatou que para as vítimas o mais difícil é quebrar o ciclo de violência sofrida.
 
“A violência contra a mulher adere a forma de viver daquela mulher, a rotina daquela mulher, então ela não percebe. Por exemplo, eu como delegada, o que o homem vai afetar a mim, é a minha autoridade. Se fosse uma professora, o que ele atinge? A intelectualidade, então a violência vai aderir no campo da rotina da mulher, então nunca uma violência será como a outra” destacou.

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais