Cidadeverde.com

Governo e prefeitos piauienses discutem hoje (5) concessão dos serviços de saneamento

Imprimir

Fotos: Paula Sampaio/Cidadeverde.com

Por Bárbara Rodrigues e Najla Rodrigues

Será realizada nesta terça-feira (5) a I Assembleia da MRAE (Microrregião de Água e Esgoto do Piauí), que entre os temas em discussão com os prefeitos e representantes do governo está a concessão dos serviços de saneamento, que dará fim a Agespisa. A reunião inicia às 9h.

O secretário estadual de Administração, Samuel Pontes, disse que serão discutidos vários assuntos na assembleia, entre elas a concessão dos serviços da Agespisa para a iniciativa privada. 

“A microrregião de água esgoto que é o apelido que se dá tecnicamente para esse colegiado, que está sendo formado a partir de hoje, instalado a partir de hoje. Então é formada uma assembleia, com representantes dos prefeitos, que representam a população dos 224 municípios e também do governo do estado, em um amplo colegiado, que se discutirá a forma de oferta do serviço e uma das formas que será levada, que está sendo realmente considerada a mais viável para atingir as metas do marco do saneamento, que é até 2033, a gente alcançar a universalização dos serviços de abastecimento de água e também de esgotamento sanitário, é que seja feita uma concessão, por um tempo, normalmente 25 a 30 anos, a concessão dos serviços de água e esgoto. Então a gente não vai privatizar a companhia, não será vendida a companhia, a gente vai fazer a concessão dos direitos de serviços públicos que serão prestados à população”, afirmou o secretário. 

Veja também:

Ele disse que os prefeitos vão poder escolher a modalidade de escolha da empresa que vai ficar responsável pelos serviços.

“Os gestores vão escolher a modalidade, se for aprovada, como a gente está realmente imaginando, que é o mais viável e que todo o Brasil tem escolhido, esse caminho da concessão de serviços, a gente vai iniciar, pela Secretaria de Administração, um processo de leilão. Então aí será preparado todo o estudo de viabilidade econômico-financeira, estudos de engenharia, para poder precificar, qualificar esse projeto e a gente colocar em leilão pra que alguma companhia que tenha capacidade possa de fato assumir a gestão desses serviços”, declarou.

O gestor disse que após a assembleia, já será iniciado o processo para leilão. “A partir da deliberação da Assembleia, que será feita hoje pela manhã na APPM, a Secretaria de Administração deve seguir os estudos e começar já o processo preparatório para a realização desse leilão. O que a gente tem hoje, por exemplo, são serviços autônomos em alguns municípios, como Oeiras, Campo Maior, que tem serviços autônomos que nos últimos anos tem sido gerido pelo município. Mas a deliberação pela primeira vez será colocada para o colegiado dos municípios hoje pela manhã. A questão da universalização é o que realmente dita o marco do saneamento, porém o principal objetivo seria melhorar o serviço, a qualidade de oferta de água no estado. Isso, a gente precisa, na verdade, garantir que a população tenha acesso a esse bem tão precioso, que é a água potável em casa e tratamento de esgotamento sanitário”, destacou.

Fim da Agespisa

O governo do Piauí está realizando estudos para o modelo de licitação que será adotado no processo de privatização dos serviços de fornecimento de água e esgotamento sanitário no Piauí. O governo já encaminhou um projeto de lei à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) que autoriza os próprios municípios do estado a prestarem, de forma independente, serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário.

O texto prevê que a gestão poderá ser feita, através da criação de órgão ou da celebração de contrato de concessão com empresas privadas. De acordo com o presidente da Agespisa, José Santana, o objetivo do projeto é que não haja uma privatização de forma individualizada, mas conjuntamente entre os municípios e o Estado

O secretário de Planejamento Washington Bonfim (PSB) já afirmou que o Governo do Estado prepara para o mês de março de 2024 uma licitação, com lance mínimo no valor R$ 1 bilhão, para a concessão dos serviços da Agespisa.

Alcançando sucesso no processo de concessão da estatal, a Agespisa deixará de existir. Washington Bonfim destacou que já existe um Plano de Desligamento Voluntário (PVD) para servidores da Agespisa.

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais