Cidadeverde.com

Feira Literária tem aprendizagem através da obra de Munduruku e Kiusam

Imprimir
  • flor18.jpg Ascom
  • flor12.jpg Ascom
  • flor24.jpg Ascom
  • flor7_(1).jpg Ascom
  • flor3.jpg Ascom
  • flor11.jpg Ascom
  • flor6.jpg Ascom

A Educação Municipal abraçou as ancestralidades brasileiras e a promoção da aprendizagem afro-indígena para comemorar os 10 anos da Feira Literária de Oeiras. Consolidada como um dos principais encontros literários do Piauí, a FLOR reuniu, entre 30 de novembro e 02 de dezembro, uma multidão de estudantes, professores e visitantes numa grande celebração da leitura, através da partilha dos saberes presentes na obra dos escritores homenageados, Daniel Munduruku e Kiusam de Oliveira.

No espetáculo de encerramento, realizado no último sábado, 02, as crianças e jovens brilharam, mais uma vez, firmando a identidade universal de cidade que educa através da arte. “É um momento de extremo orgulho e de valorização com histórias que permanecem e se espalham. Parabéns e muito obrigado, Oeiras”, comemora Kiusam de Oliveira.

“Me sinto absolutamente contemplado, feliz, satisfeito e realizado como autor por essa homenagem que Oeiras prestou a mim e à Kiusam. Me sinto inspirado, motivado e quero continuar acompanhando todo esse desenvolvimento que a cidade tem alcançado. Saio daqui desejoso de espalhar essa notícia para todo mundo. Por onde eu for vou falar de Oeiras, dessa inovação que vocês estão propondo para o Brasil inteiro”, comenta Daniel Munduruku.

O evento teve início na quinta-feira, 30, com uma programação diversa contemplando arte, ciência, leitura, cultura em atividades de música, dança, cinema, pintura, leituras, contação de histórias, exposições, mostras e relatos científicos, lançamentos de livros, bate-papos literários e premiações, que ocuparam diversos espaços do Centro Histórico de Oeiras.

A aprendizagem afro-indígena proposta pela obra dos autores homenageados foram o fio condutor das apresentações do Concerto de Violões, Orquestra de Bandolins e do Coral Infantil, no espetáculo de abertura da FLOR, que é o ponto alto do ‘Aprendendo Com’, projeto de leitura aplicado durante todo o ano nas escolas municipais.

"Este ano trabalhamos com dois escritores homenageados. Kiusam de Oliveira, da literatura negra, e Daniel Munduruku, da literatura indígena. Isso celebrando os 20 anos da lei que estabelece o ensino da cultura afro-indígena nas escolas. Tudo isso para trabalhar temáticas como decolonização, povos originários, ancestralidade, porque Oeiras tem um peso e uma história muito grande dentro do Estado do Piauí, quanto a cultura negra, tivemos nossos povos indígenas dizimados. Tudo isso, as crianças e as novas gerações precisam conhecer", destaca a secretária municipal de Educação, Tiana Tapety.

Noite Afro destaca legado do povo negro para a cultura oeirense

Maculelê, tambor de crioula, roda de samba, congos, capoeira, percussão e muito axé. As crianças e jovens das escolas municipais protagonizaram mais um espetáculo de artes e saberes, enaltecendo a diversidade de manifestações ancestrais da cultura afro-brasileira, na sexta-feira, 1º, na segunda noite de apresentações da Feira Literária de Oeiras.

Ao buscar as raízes históricas do Brasil, a FLOR olha também para a constituição social e cultural e o imenso legado do povo negro para o município de Oeiras, garantindo visibilidade e o reconhecimento às contribuições dessa população na arte e cultura oeirense.

Zé Raimundo destaca que, através da FLOR, a Prefeitura de Oeiras, por meio das Secretarias Municipais de Educação e de Cultura e Turismo, promove o protagonismo dos alunos e alunas da Educação Municipal, firmando a identidade artística e literária do município a partir da obra de autores renomados, agregando componentes da cultura oeirense e a participação cidadã.

 “Parabéns a todos os organizadores, gestores, professores, alunos e alunas envolvidos e engajados neste grande encontro literário de partilha de conhecimentos e experiências, que é a FLOR – um marco do nosso legado de construção da educação pública de qualidade, que acredita no talento e potencial de cada estudante”, assinala o prefeito.

Exposição celebra 10 anos da FLOR

Os grandes nomes da literatura infantojuvenil brasileira, homenageados na Feira Literária de Oeiras, ganharam um espaço especial nesta 10ª edição.  A exposição FLOR - 10 Anos, com curadoria da arquiteta carioca, Claudia Pinheiro, está aberta ao público no Solar das Doze Janelas e celebra uma década deste encontro literário de partilha de saberes e experiências entre escritores, estudantes e professores.

Na abertura, a exposição recebeu a visita do prefeito José Raimundo, deputado estadual, Severo Eulálio, entusiasta e apoiador da gestão municipal na realização da FLOR 2023. “É um prazer enorme poder ajudar e contribuir para a execução dessa festa literária que nos deixou encantado”, pontua o deputado Severo Eulálio.

A exposição FLOR 10 anos segue aberta ao público até fevereiro de 2024.

Estudantes recebem medalhas olímpicas na FLOR

Talentos reconhecidos e premiados! A Secretaria Municipal de Educação (Semed) reservou um espaço especial na FLOR para a entrega de medalhas e menções honrosas aos estudantes que obtiveram destaque nas olimpíadas de conhecimento, realizadas ao longo de todo o ano. São alunos e alunas das escolas públicas municipais que conquistaram os lugares mais altos em competições educacionais de nível estadual, nacional e até internacional.

Somente este ano, os estudantes da Educação Municipal conquistaram 1.939 premiações em olimpíadas que avaliam o desempenho nas mais diversas áreas do conhecimento – Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Linguagens.

Inaugurado há um ano, Centro Olímpico Edilberto Dinkelborg  desenvolve os talentos e potencialidades dos alunos e alunas da rede municipal de ensino contribuindo para ampliar o desempenho deles em olimpíadas educacionais de conhecimento

Escola e Família na FLOR

O fortalecimento do elo entre a escola e a família é um dos pilares da Educação Municipal de Oeiras. A FLOR foi também momento de estreitar esses laços, fundamentais para garantir o direito de aprender de todos os estudantes matriculados nas escolas municipais.

Durante a Feira Literária de Oeiras, a Semed promoveu uma série de rodas de conversa com as famílias dos alunos e alunas da rede municipal, envolvendo cerca de mil pais, mães, avós e responsáveis num diálogo franco e participativo para aperfeiçoamento das nossas políticas públicas educacionais.

Os encontros acontecem, periodicamente, dentro do calendário de atividades de todas as escolas municipais, urbanas e rurais, integrando e refletindo, sempre, sobre a importância da presença da família na orientação da vida escolar das crianças e adolescentes oeirenses.

Ascom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: