Cidadeverde.com

Governador atende prefeitos e revoga decreto que retiraria cofinanciamento da saúde de municípios

Imprimir

Foto: Paula Sampaio/ cidadeverde.com

Por Paula Sampaio 

O governador Rafael Fonteles (PT) revogou, nesta segunda-feira (04), o decreto que autorizava o Governo do Estado a prestar diretamente os serviços de saúde, por meio de telemedicina ou telessaúde, através do Programa Piauí Saúde Digital. Em contrapartida, o decreto também substituiria, retirando na modalidade que é feita atualmente, o repasse de recursos financeiros referentes ao cofinanciamento da saúde pública aos municípios. 

Veja documento na íntegra clicando aqui.

O próprio governador destacou a medida em reunião que teve com os prefeitos durante a I Assembleia do Colegiado da Microrregião de Água e Esgoto do Piauí (MRAE). Ele quebrou o protocolo da assembleia para informar os gestores da decisão, sendo aplaudido em seguida. 

“Propus uma reunião com uma comissão de prefeitos para aperfeiçoar o decreto. Então, eu já tinha falado desse tema na reunião de março, mas alguns prefeitos pediram, e o Toninho de Caridade, que é o presidente da APPM, levou essa mensagem de que era importante mais discussão para a gente fazer isso harmonicamente. Ninguém quer tomar uma decisão de maneira unilateral. É claro que, muitas vezes, você não consegue o consenso, mas nós temos que ter o apoio da ampla maioria dos prefeitos dessa matéria”, explicou Rafael Fonteles. 

Rafael Fonteles explicou que o Governo do Estado quer triplicar os investimentos no cofinanciamento, mas, com a metodologia da telesaúde: “Vai garantir médico 24 horas, 7 dias por semana, em todas as UBS do estado do Piauí”, defendeu.

O presidente da APPM, Toninho da Caridade explicou a reivindicação dos prefeitos. 

“Só que dentro desse contexto o governador quer fazer todo esse projeto, esse programa para os municípios, mas ele quer fazer a retirada do cofinanciamento. E aí há uma discussão sobre isso com relação à implantação, a demora para a implantação, como também alguns municípios optaram por não perderem o cofinanciamento. Então, a gente vai debater, o governador, muito sensível, atendeu o nosso pleito, revogou o decreto e a gente vai discutir, vai criar uma comissão, vai rediscutir e vamos entrar no entendimento”, disse.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais